Marketing de nostalgia: entenda essa tendência e saiba por que ela funciona
Créditos: Pexels

Marketing de nostalgia: entenda essa tendência e saiba por que ela funciona

Todas as vezes que eu me deparo com um filme de Harry Potter, me bate aquela saudade. Saudade dos tempos de inocência da infância e da adolescência, quando eu vivia em mundos de fantasia dentro da minha cabeça e acreditava que tudo era possível.

Saudade das pré-estreias no cinema com os amigos e daquela sensação de ler um dos livros da saga e ficar com os olhos brilhando de tanta animação. Imersa na história.

Esse é o sentimento de nostalgia.

Você provavelmente já deve ter sentido ele ao relembrar um brinquedo antigo que gostava, um filme do qual era muito fã ou ao simplesmente ver fotografias dos tempos antigos. É aquela saudade inigualável, acompanhada da vontade de reviver tudo de novo.

E o marketing de conteúdo usa muito desse sentimento humano e sensível para atrair as pessoas. Afinal, funciona. Todo mundo já se sentiu um pouco nostálgico na vida.

Por que o marketing de nostalgia funciona tão bem?

Segundo estudos, o ser humano sente nostalgia pelo menos 1 vez na semana. Muitos associam esses sentimentos com negatividade e solidão, mas na verdade, como foi indicado pelas pesquisas, a nostalgia faz as pessoas se sentirem melhor e pertencentes a algo.

E em um momento tão delicado como a pandemia do COVID-19, não é de se espantar que as pessoas estejam buscando conforto em desenhos, séries e músicas antigas. Em 2021, diversos elementos da cultura pop do passado voltaram a tona com tudo, atingindo especialmente os Millenials.

Os Millenials nasceram entre 1981 e 1996 e presenciaram bem o momento de transição do mundo analógico para o mundo virtual. Sua infância e adolescência se passou nos anos 2000, e por isso, muitas marcas estão trazendo novamente elementos dessa época, com o objetivo de atrair esse público através do marketing de nostalgia.

Ao ativar sentimentos como a nostalgia, você estará criando conexões emocionais com o seu público, o que contribui para que a sua marca esteja mais presente na mente dele e seja associada com sensações positivas.

5 marcas que estão aplicando marketing de nostalgia

O marketing de nostalgia é uma estratégia muito eficiente quando você quer atingir dois públicos: um novo que está sendo introduzido ao seu produto e um “velho” que já conhece elementos do produto, pois já o experimentou na sua época de juventude.

Portanto, as marcas que estão aplicando esses conceitos estão levando vantagem competitiva. Pra você entender melhor, abaixo eu cito 5 exemplos de marcas que estão fazendo conteúdo nostálgico do jeito certo!

Vem comigo.

1. Remakes da Disney: A Bela e a Fera, Cinderella, Aladdin

Remakes da Disney como estratégia de marketing de nostalgia

Nos últimos anos, a Disney lançou remakes de seus desenhos de maior sucesso de bilheteria. E essa foi a grande sacada: eles relançaram esses filmes na versão live action. Isso foi o suficiente para atrair não só crianças, mas também os adultos que viveram e assistiram a esses desenhos em sua infância.

A estratégia rendeu mais de 7 bilhões de dólares no mundo inteiro, provando que conteúdo nostálgico é sim um fenômeno que funciona. Além disso, a empresa não parou por aí.

Em sua plataforma de streaming, eles também lançaram a série High School Musical: The Musical: The Series, uma homenagem à sua saga musical de maior sucesso dos anos 2000 – High School Musical. Apesar de não ser um remake, a série conta com diversos elementos da franquia original, inclusive canções.

2. Pokémon Go

Jogo de realidade aumentada Pokémon Go e o marketing de nostalgia

A Niantic Inc. lançou o jogo Pokémon Go em 2016, e como você deve se lembrar, ele foi uma febre entre pessoas jovens e adultas. Afinal, o desenho Pokémon fez parte da infância de várias gerações.

A sacada do Pokémon Go foi mesclar uma memória nostálgica com a realidade aumentada. As pessoas podiam não só relembrar uma história do passado que lhes foi preciosa, mas realmente sentir que faziam parte da narrativa, afinal, no jogo, elas podiam ser um “mestre Pokémon”.

O marketing de nostalgia é milagroso quando ele permite que as pessoas realizem seus desejos de infância mais internalizados.

3. Boticário

Linha Cuide-se Bem Bubbaloo da Boticário

Em parceria com a Bubbaloo, o Boticário lançou a linha de produtos “Cuide-se Bem Bubbaloo”, com cheirinho de chiclete. A coleção era composta de sabonete líquido, sabonete em barra, desodorante, hidratante corporal, brilho labial e creme para as mãos.

A textura em calda da goma de mascar mais famosa dos anos 90 era uma característica da linha. O objetivo do Boticário era associar o sentimento de nostalgia daqueles que nasceram na época à marca, é claro. E o fizeram com sucesso! Quem não gostaria de ter uma linha tão delícia como essa?

4. Buzzfeed

Conteúdo nostálgico no Buzzfeed

O Buzzfeed é uma referência incrível quando se fala em marketing de nostalgia. O portal conta com diversas notícias, listas e quizzes que abordam temas do passado e que já viralizaram muito na Internet.

Veja esse exemplo de post no Buzzfeed: Se você reconhecer essas coisas dos anos 90, me desculpe mas você é velho

Esses conteúdos nostálgicos com certeza levam uma geração inteira à loucura, trazendo de volta memórias afetivas, gerando discussões engraçadas nas redes sociais e provocando aquele sentimento de pertencimento a um grupo.

5. Netflix

O Mundo Sombrio de Sabrina: reboot da Netflix traz nostalgia

Não vamos nos esquecer dos diversos reboots que andam sendo lançados por aí.

Depois que a Disney começou com sua estratégia, outros canais e streamings não ficaram para trás: a Nickelodeon anunciou a volta de iCarly, a HBO criou uma nova versão de Gossip Girl e a Netflix ressuscitou a bruxinha mais querida da TV com O Mundo Sombrio de Sabrina, uma versão terror da série de comédia dos anos 90 - Sabrina: A Aprendiz de Feiticeira.

A Netflix também investiu um Stranger Things, série que traz elementos dos anos 80 e que é assistida por pais e filhos com muita emoção.

Como criar uma estratégia de marketing de nostalgia?

Bem, você deve estar se perguntando: mas como aplicar tudo isso na minha marca? Como criar uma estratégia de marketing de nostalgia na minha empresa?

Veja algumas dicas abaixo para começar a elaborar os primeiros passos do seu planejamento!

Identifique a persona

Antes de tudo, você precisa definir quem é a persona da sua campanha de marketing. Do contrário, você não conseguirá entender quais são os elementos importantes para esse público e qual é a linguagem que você deverá usar para se comunicar com ele.

Se sua persona é a Geração Y (Millenials), por exemplo, você deve pensar em uma estratégia condizente com quem nasceu entre os anos 80 e 90. Portanto, a partir daí, começam as pesquisas sobre a cultura da época.

Sempre faça pesquisas sobre a persona. Afinal, mesmo que as pessoas tenham nascido em um mesmo momento, elas podem ter tido experiências diferentes devido a contextos diferentes (classe social, etc).

Ative o passado da sua marca

Se a sua marca já tem longos anos de existência, pode ser interessante relembrar os momentos marcantes que o consumidor já viveu com a empresa. Por exemplo, por que não aproveitar e fazer um #TBT em datas comemorativas e aniversários? Ou então homenagear os clientes?

A PlayStation e a Sony fizeram uma campanha fantástica trazendo esse elemento de nostalgia ao mesmo tempo em que mostravam que o futuro também pode ser incrível.

Crie conteúdo nas redes sociais

Outra coisa imprescindível é difundir o conteúdo nostálgico nas redes sociais. São nesses canais que você achará o melhor potencial para gerar discussões relevantes e até mesmo viralizar.

Lembre-se de que as pessoas não querem apenas relembrar as memórias nostálgicas: elas desejam compartilhá-las com seus amigos e familiares, marcando-os nas postagens e comentando publicamente sobre o assunto. Portanto, encoraje o uso de hashtags, da marcação e de comentários.

Procure divulgar o conteúdo nos diversos formatos, adaptando-o de acordo com cada canal. No Twitter, por exemplo, você pode criar threads. Já no Instagram, foque em imagens e vídeos.

O marketing de nostalgia é uma tendência que começou forte há alguns anos e vai continuar por muito tempo. Com gerações cada vez mais frustradas, em meio a crises econômicas e contextos globais tão deprimentes, a nossa necessidade de escape para tempos em que tudo era mais simples aumenta ainda mais.

Gostou do conteúdo? Ei, não hesite em me chamar para serviços de conteúdo e redação :)

Esse post foi originalmente publicado em www.palavramagica.com

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos