Marketing Nostálgico, mais na moda do que nunca!
Está claro e certo que estamos vivendo uma tendência de nostalgia. Os consumidores tem a tendência de lembrar-se do passado como uma época de bonança, e pelo visto, não sairá de moda nunca.
Você está em seu carro ouvindo rádio,de repente uma canção te faz viajar no tempo ... "Que tempo bom" ou passeando pela rua, algo ou alguém te faz recordar fatos do passado, isso já aconteceu com você?
Acredito que sim, acontece com todo mundo e quando isso ocorre parece que algo incrivelmente mágico acontece, o mundo parece derreter em torno de você, e você acaba sendo arrastado para o passado, de volta para quando aquele momento aconteceu pela primeira vez com você.
Mas você sabe por que isso acontece? Quem respondeu que se trata de nostalgia, acertou. Afinal, nostalgia é uma emoção prazerosa que traz boas lembranças que ficam retidas ao longo de nossas vidas e que se mantêm vivas dentro de cada um nós.
Enquanto a ciência ainda está lutando para descrever essa causa, estudos identificaram alguns sinais nostálgicos que podem ser exploradas como imagens, sons e sentimentos do passado que pode criar atitudes favoráveis sobre os produtos.
Apesar de ser óbvio, nosso inconsciente faz uma verdadeira seleção dos dados armazenados por nós, protegendo-nos de experiências ruins e dando-nos uma ideia de mais felicidade sobre nossa memória.
E esta estratégia bate em algo fundamental sobre a mente humana e a consciência. Cada vez que lembramos de um evento passado, não só evoca a memória , mas traz de volta um capítulo muito especial em nossas vidas.
Mas evitando se aprofundar no campo da neurologia e da psicologia que não é o objetivo, é importante ter em mente o quanto o sentimento nostálgico pode afetar o humor e as escolhas de cada um.
Tendo em vista tais aspectos da nostalgia evidencio sua importância no marketing já que o produto emprega memória de bons momentos e porque não revive-los?.
Talvez a nostalgia seja a resposta para o sucesso exorbitante do game Pokémon GO, que ultrapassou a marca de mais de 100 milhões de downloads, jogo inspirado no desenho de mesmo nome lançado na década de 1990 e que hoje faz sucesso entre adultos e crianças.
Temos também o exemplo recente da Rider, marca da Grendene que completa 30 anos, que resolveu resgatar a sua história e relançou um de seus modelos clássicos dos anos 90. Famosa nos anos 1980 e 1990, a marca foi responsável por lançar o modelo de tira única, que se tornou referência.
A nostalgia como instrumento de marketing
Como vimos a Nostalgia pode ser uma estratégia de marketing poderosa para criar um sentimento único e poderoso para seus clientes.
As marcas devem utilizar os benefícios derivados das emoções nostálgicas do seu público e expandir as "boas vibrações", com inovação e interatividade, através de um novo produto, processo ou ideia que pode abrir totalmente novos caminhos e estabelecer laços entre grupos de pessoas.
Afinal os consumidores não querem adquirir um produto qualquer, mas um produto que apele à memória e prometa um significado longínquo.
Depois desse bate-papo todo, fica a pergunta: sua marca está preparada para o marketing da nostalgia?
* Willians Estevam é Consultor especialista em marketing, fundador WE Marketing com Estratégia williansestevam.com.br