Marketing de rede como opção de negócio próprio...
Aqui um relato de minha experiência pessoal e profissional...
Em 1991, conheci uma opção de negócio bastante interessante, onde eu poderia empreender e ter um negócio próprio, ganhar dinheiro e ter os amigos próximos. Um grupo de amigos estava participando desta oportunidade. Como a "notícia" estava sendo disseminada, uma amiga, Tania Finger, me convidou para participar desta oportunidade, quando vi o plano de negócios decidi e falei, gostei, é isso que quero fazer e iniciei a minha primeira empreitada no negócio AMWAY e no marketing de rede ou marketing multinível.
O sonho da independência financeira, de trabalhar com diversos amigos, enfim isso me levou a desenvolver o negócio com dedicação, lembro que cada um tem seu motivo, sonho e objetivo, este era o meu, ganhar dinheiro junto com amigos, pois qual seria a graça de gastar este dinheiro sozinho?
Participamos de diversos treinamentos, palestras, eventos, seminários, ouvimos diversas fitas de pessoas de sucesso nos negócios e vimos pessoas próximas tendo muito sucesso. O tempo passou, a empolgação dos grupos foi reduzindo, as dificuldades, enfim, ter um negócio próprio depende de crença, persistência e muito, mas muito trabalho e as vezes trabalho sem ganhar. Não é um negócio para todos, ser dono de empresa também não é. As pessoas foram desanimando e deixando a movimentação dos produtos de lado e aquela onda passou.
Alguns anos se passaram e sempre ouvia de diversas oportunidades, ouvia muito falarem de Herbalife, depois voip e muitos outros negócios, até que novamente outro amigo e vendedor dos tempos que eu era proprietário de um negócio próprio convencional a Brasfilho Etiquetas, apareceu também contando de uma novidade, um negócio muito legal, que envolvia tecnologia e vendas através do comércio eletrônico. Assim apareceu a OMNI BRASIL em minha vida, mais uma vez vi uma grande oportunidade e junto com esse amigo o Claudomiro, investi, tempo e dinheiro. Virei diretor de negócios, treinava logistas, desenvolvia técnicas de sustentabilidade dos negócios pessoais, trabalhava nos B2B, pois em função da minha experiência, sabia que se o grupo não ganha dinheiro com seu negócio, não tem sustentação e as vezes toda uma rede "morre".
No caso da OMNI BRASIL a empresa não conseguiu sustentar toda a estrutura criada e sucumbiu, mas eu vi a força que tem o marketing de rede. As vezes até brincava com amigos que eu iria uma hora dessas criar o marketing de rede de produtos da minha empresa, pois eu sabia que se houver uma rede consumindo seus produtos, muito mais fácil realizar as vendas, pois não existe melhor marketing que o de indicação e de confiança de quem indica.
Fiquei alguns anos quieto, não queria saber mais do marketing, mas muitas empresas ainda continuavam e continuam com esta forma de comercialização de seus produtos e serviços. Muitas pessoas, tendem a criticar a forma de como é trabalhada a questão das apresentações dos planos de marketing, da forma que é trabalhada a questão dos sonhos, das realizações. Digo a vocês ganhar dinheiro com marketing não é fácil, mas é possível, principalmente quando a empresa dá um respaldo, boas comissões e produtos de alta qualidade com a garantia de satisfação.
Neste ano de 2015, veio a crise e o mercado exigindo que tenhamos mais de uma opção de rendimentos, voltei a desenvolver o negócio da AMWAY. Hoje com muitas e diversas formas de divulgação dos produtos, da qualidade e da internet. Com isso o negócio tende a ficar ilimitado, sem fronteiras, mas exige trabalho, leitura, dedicação e acompanhamento. A comercialização ficou mais fácil, a linha de produtos com relação a 1991 é maior e melhor, enfim está mais fácil de vender para quem gosta de vender. Na internet você vê diversas formas e demonstrações dos produtos, a qualidade é indiscutível e a economia também, mas a intenção não é convencer você mas sim mostrar que esta sim é uma oportunidade de negócios real, legal e lícita de trabalhar e ganhar dinheiro, sem a necessidade de enganar ninguém.
Quer saber mais a respeito da oportunidade AMWAY, fale comigo.
Um abraço
Manoel Brasil