Marketing digital para dentistas: primeiro passo é começar com marketing de busca
Assim como todas as áreas da medicina, as pessoas que precisam de ajuda odontológica recorrem ao Google e outros buscadores para encontrarem as clínicas e consultórios mais próximos.
As clínicas ou consultórios que investem no marketing em odontologia online e conquistam primeiras posições no Google conseguem contatos e agendamentos de consultas diariamente, porque os resultados de pesquisas na internet são as listas amarelas do passado.
O que você vai encontrar neste texto e entender como divulgar dentistas na internet de maneira eficaz:
- Dados sobre como as pessoas procuram por dentistas na internet;
- Faça um teste: busque no Google por dentistas na sua cidade e veja se você aparece nas primeiras posições;
- Para mudar o cenário, o caminho é o marketing de busca;
- Vantagens do marketing digital para dentistas;
- Inbound Marketing para dentistas é outra opção brilhante para o sucesso
As pessoas procuram por dentistas na internet
Para ter uma ideia, somente a palavra-chave "dentista sp", referente a busca por dentistas em São Paulo, tem aproximadamente 260 buscas mensais. Imagine as milhares de palavras usadas pelos usuários que buscam por soluções odontológicas em cada cidade?
O site da sua clínica ou consultório está atraindo e interagindo com futuros pacientes?
Faça um teste.
- Vá no Google ou Youtube e busque por dentista na cidade onde você atende. Por exemplo, "dentista em São Paulo", "dentista no Rio", "dentista em Londrina".
- Anote quais são as clínicas ou dentistas que aparecem nas primeiras posições.
- Se você tem alguma especialidade, como prótese dentária, faça o mesmo teste. Busque por "prótese dentária em São Paulo", "prótese dentária em Belo Horizonte", por exemplo.
Seu site apareceu nas primeiras posições? Não? Imagine quantos usuários acessam os sites dos outros dentistas, entram em contato via Whats App, formulário de contato, telefone, acionam GPS do celular para se dirigirem ao atendimento, agendam consultas.
Entenda que todos os meses centenas de pessoas buscam por novos dentistas na internet, seja para tirar dúvidas ou atendimento imediato.
A solução para melhorar esse cenário é com o marketing de busca
Entre em contato comigo para saber mais detalhes sobre a estratégia
O objetivo do marketing de busca é exibir a sua marca nas buscas para as palavras-chave mais relevantes, aumentar o tráfego qualificado no site ou outros canais e assim conseguir converter mais, isto é, contatos de possíveis pacientes.
Para isso, o seu site pode ser exibido na pate patrocinada do buscador ou na parte orgânica.
1. Marketing odontológico com SEO
SEO siginfica Search Engine Optimization, que tem como objetivo conseguir as melhores posições nos resultados de pesquisas do Google de acordo com as palavras-chave do segmento e localização da empresa. Para conseguir esses resultados, são aplicadas técnicas dentro do site da clínica, como melhorias de códigos HTML, estruturação, arquitetura de navegação e informações, melhorias de arquivos do site, otimização de imagens, melhorias dos conteúdos e segmentações de palavras-chave. Muito além, são produzidos e divulgados conteúdos em diversos canais da internet. Cada canal que cria link para o site da clínica é um fator a mais para obter a relevância necessária para conseguir melhores posições nos resultados de pesquisas.
2. Marketing odontológico com anúncios Google - uma ótima maneira de divulgar dentistas na internet
Os resultados de pesquisas do Google são divididos entre orgânicos e patrocinados. Certamente é um dos melhores investimentos no marketing em odontologia por que os anúncios da sua clínica aparecem para as pessoas certas, pois procuram as soluções da sua empresa no momento correto. Não é uma publicidade invasiva, pelo contrário, é exibida no momento de interesse dos usuários. O anunciante paga por clique.
Agências ou profissionais certificados (passam por provas do Google) são capazes de gerenciar campanhas focadas em conversões. Os anúncios são estruturados em campanhas, grupos de anúncios, palavras-chave, conteúdos dos anúncios e páginas de destinos. Gerenciadas diariamente, o objetivo é conseguir o menor investimento possível com maiores conversões.
Algumas vantagens de investir no marketing digital para dentistas
- Os primeiros colocados nos resultados de pesquisas: mais da metade dos internautas não passa da 2º página de resultados de pesquisas do Google. Obviamente que o site da clínica precisa estar nas primeiras posições para ter alta competitividade. SEO (otimização de site para mecanismo de pesquisa) e investimentos em Adwords (anúncios patrocinados no Google e blogs parceiros) são fundamentais para conseguir resultados.
- Avaliações são determinantes: os usuários estão exigentes e o fato de acessar o site da clínica não garante engajamentos e conversões, ou seja, agendarão consultas. Os usuários pesquisam muito avaliações públicas dos dentistas envolvidos, preços, artigos, vídeos, entre outras informações. Aí entra a importância na geração de conteúdos importantes como uma das estratégias do marketing digital para conseguir autoridade na internet.
- Usuários gostam de conteúdos, não vendas: com o processo de Inbound Marketing, o site da clínica alimenta os usuários com conteúdos de alta qualidade, como artigos, e-books, infográficos, vídeos, entre outros. Em troca, para ter acesso a esse conteúdo os usuários deixam seus contatos. Com essas informações, a empresa alimenta-os com conteúdos educativos, solucionando problemas até obter a qualidade necessária para se apresentar como a clínica ideal para soluções odontológicas.
- Sites mais posicionados geram maior tráfego e se for qualificado (com assertividade na palavra-chave), via resultados de buscas, aumentam os contatos de pessoas que desejam atendimento odontológico.
Inbound marketing odontológico
É um recurso interessante. Propagandas em TV, rádio, revistas, jornais impressos, entre outros, são invasivas e muitas vezes não têm efeitos ao consumidor porque os anúncios aparecem em momentos inoportunos. Rompe o consumo de conteúdos. Você gosta de ter uma publicidade no meio de um programa de TV ou rádio que acompanha? Pois bem, mais de 95% das pessoas detestam isso.
O Inbound Marketing oferece conteúdos relacionados ao seu negócio no momento de interesse dos usuários. Ocorre mais ou menos da seguinte forma:
- Cria-se conteúdos de qualidade, como artigos em blogs da empresa, vídeos, seminários online (ao vivo ou gravado), infográficos, podcasts, e-books, entre outros.
- Divulga-se esses conteúdos para atrair possíveis pacientes, com SEO (acessos orgânicos), Adwords, conteúdos patrocinados nas redes sociais, como as publicidades do Facebook Ads.
- Geração de Leads: atrair visitantes não adianta. É necessário manter contatos com eles. Simples. Para ter acesso a determinados conteúdos, os usuários deixam e-mail, nome e outras informações se convir. Com isso, cria-se uma rede de contatos para sempre alimentá-los com conteúdos de forma estratégica e com análises de rendimento.
- Venda mais assertiva: se as análises apontarem que determinado grupo de contatos está pronto para marcar uma consulta, por exemplo, chega a hora do departamento comercial entrar em contato.
Esse tipo de marketing na odontologia e outros segmentos quaisquer tem custo reduzido e retorno muito maior.