Marketing feminino: quem é a consumidora do seu negócio?

Marketing feminino: quem é a consumidora do seu negócio?

Certamente, você que tem acompanhado o meu trabalho nas redes sociais já sabe o quanto ter um olhar de marketing feminino no seu negócio pode alavancar os resultados, não é? Mais clientes, mais vendas, melhores relacionamentos, consumidoras mais fieis e formadoras de opinião da marca, certo?

Mas, você já parou para categorizar as consumidoras do se negócio?

Você deve estar se perguntando: como assim? O segredo de se ter resultados  com o marketing feminino é ter estratégias que atendam o foco da cliente, ou seja, quanto mais você conhece-la, os seus hábitos de consumo, o que ela valoriza, as suas necessidades , mais assertivo você será como empresa em atendê-la, simples não?

Pois bem, o primeiro passo é identificar as semelhanças, o que as consumidoras do seu negócio tem em comum e criar grupos.  Vou ajuda-los.  Normalmente, quando falamos de consumidoras mulheres podemos classifica-las  de forma rápida por gerações e os papeis que elas desempenham nas diferentes fases de sua vida. Quando os produtos e serviços de uma marca respaldam as principais preocupações diárias de uma mulher, sem dúvida, conquistam essa consumidora . Gerações podem ser babybommers (mulheres com mais de 50 anos), geração X (faixa dos 36 aos 49 anos), Y ou Milleniuns (dos 20 aos 35 anos) ou Z (abaixo dos 20 anos) e os papeis predominantes são estudantes, solteiras, executivas e mães.  Com certeza tem muitos outros papeis, você mesmo pode criar e identificar outras segmentações quando fizer a seleção do público-alvo da sua empresa.

Agora que já agrupou faça o exercício de mapear o que cada um desses grupos busca quando procura o seu negócio. O que elas estão querendo resolver ou facilitar em suas vidas. Como elas tomam a decisão de compra? O que elas valorizam: preço, qualidade, desconto, condições de pagamento? Elas vem até o seu negócio sozinhas ou acompanhadas? Elas indicam os seus serviços? Para quem elas indicam? De quanto em quanto tempo elas voltam a consumir os seus serviços e produtos? Elas compram para elas ou para alguém? E por aí vai! As perguntam não tem fim. O importante é você observar e a partir do conhecimento que você já tem dessas suas consumidoras traçar o perfil de cada grupo.

Pronto, agora com esse raio x você pode começar a traçar as estratégias que atendam o perfil de cada grupo que você mapeou.  Com esse conhecimento agora é possível você ter uma melhor performance no desenvolvimento de suas ações estratégicas  e, consequentemente, obter mais resultados.  No marketing  feminino não existe fórmula acabada, aconselho que você periodicamente analise esses grupos criados e atualize, complementando com mais informações e retirando as que não fazem mais sentido, pois quanto mais você conhecer a sua cliente, maiores são as chances de você ter sucesso no seu negócio.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos