Marketing na Saúde: O Poder dos Dados
Vamos recapitular o que falamos no artigo de semana passada?
Falamos sobre a Guestologia e o comportamento do consumidor, mas ainda quero que você se aprofunde nesse tema nessa semana, o que acha?
Continuando na nossa jornada de uma compreensão mais profundo sobre marketing na área da saúde, é importante ressaltar um ponto crítico que muitas vezes está na boca do povo a frase: “ser marketeiro”. Isso faz com que o marketing não seja visto como um pilar estratégico para o sucesso da sua organização, traz uma conotação superficial da vastidão que o marketing pode trazer de mudança.
O mercado de saúde é um setor onde a confiança, a experiência do paciente e a inovação caminham lado a lado, o marketing se torna uma ferramenta poderosa para garantir que as necessidades e expectativas dos pacientes, familiares e demais stakeholders sejam plenamente compreendidas e atendidas.
Quais as variáveis que o marketing na área da saúde lida? São MUITAS! Estamos lidando com um ambiente repleto de complexidades desde as constantes inovações tecnológicas até as rápidas mudanças no comportamento do consumidor. Não é suficiente apenas "vender/ ser maketeiro’’ um serviço ou produto. Precisamos de uma abordagem que vá além e permita uma compreensão completa de como os pacientes e colaboradores interagem com a organização.
A frase “ser marketeiro” muitas vezes carrega uma conotação negativa, como se o marketing fosse puramente sobre promoção e vendas. No entanto, na área da saúde, marketing estratégico significa usar ferramentas avançadas para coletar, analisar e disseminar informações que ajudam as organizações a tomar decisões mais informadas. Isso inclui desde o acompanhamento das percepções dos pacientes até a antecipação de tendências que podem impactar o mercado, as tecnologias e os serviços oferecidos.
Aqui está a minha dica para você no seu planejamento orçamentário de 2025: Investir em marketing na saúde, É INVESTIR EM CONHECIMENTO!
Temos quantidade boa de dados disponíveis hoje, mas também precisamos que você gestor tenha tempo, disponibilidade e investimento para dedicar recursos para processar essas informações, entendendo melhor as demandas dos pacientes e aprimorando processos internos. Esse fluxo contínuo de dados gera insights que ajudam a tomar decisões mais assertivas, adaptando a organização às mudanças do setor. Com isso, sua marca se posiciona como inovadora e centrada no cliente, melhorando a experiência dos pacientes e fortalecendo a comunicação entre equipes.
Desejo que a partir de hoje você reflita sobre usar frases como: isso é ser marketeiro, porque o marketing na saúde não se limita à promoção, mas é uma peça-chave para construir relacionamentos duradouros, melhorar a experiência dos pacientes e colaboradores, e garantir que sua organização esteja preparada para o futuro.
Vamos voar juntos? A Zeps Strategy está aqui para ajudar sua organização a solucionar o seu problema, trazendo um direcionamento robusto e alinhado às necessidades de um ecossistema de saúde em constante evolução.
#MarketingNaSaúde #InovaçãoEmSaúde #ExperiênciaDoPaciente #DadosQueTransformam #GestãoEstratégica #SaúdeInovadora #ZepsStrategy