Marketing Vs Vendas
A estrutura de uma empresa costuma ser definida em departamentos, e cada um dos departamentos se empenha em realizar as suas atribuições desenvolvendo o melhor trabalho possível para garantir que com a soma de todos os outros departamentos resultem na maior eficiência para a organização.
Dentro desse modelo de organização, separam-se as responsabilidades cabíveis a cada um dos setores fazendo com que cada equipe foque exclusivamente em metas internas, a soma final de todos os esforços resultaria na perfeição, ou no mais próximo dela possível.
Este modelo de atribuição de responsabilidades separadas por equipes oferece um retorno muito positivo entre alguns departamentos, o que não é o caso de Marketing e Vendas, estes dois estão em constante conflito, uma vez que são totalmente dependentes entre si, costumam atribuir a culpa pelo não alcance das metas a falhas do provenientes do outro departamento.
Não dá mais pra trabalhar com os departamentos de Vendas e Marketing separados, é preciso transformar essas duas equipes em um só departamento, para que juntos atuem em todas etapas de um funil de vendas desde a definição de Público-alvo, percepção dos novos hábitos de compra, o planejamento do que cada Buyer Persona irá receber de informação em cada uma das etapas da Jornada do Comprador afim de gerar os mais qualificados Leads reduzindo os esforços e aumentando a efetividade dos responsáveis pelas vendas.
Mas o que fazer para que essas equipes comecem a trabalhar de maneira cooperativa em um só departamento? Isso pode ser mais simples do que aparenta. Segue algumas dicas:
- Reuniões conjuntas, envolva todos os funcionários de vendas e marketing em reuniões de qualquer uma das naturezas e conceda voz ativa aos profissionais de Marketing quando o objetivo da reunião for tratar assuntos de vendas e vice-versa.
- Metas em comum, atrelar metas em comum entre as equipes de forma que com que sejam dependentes uma da outra para que sejam alcançados os objetivos, se houver remuneração em torno de metas batidas, utilize variáveis entrelaçadas e comuns à ambos.
- Interação direta, promova eventos onde ambos tenham a oportunidade de interagir e conhecer a fundo o papel desempenhado pelo outro.
- Comunicação, crie situações onde ambos estejam reunidos e possam compartilhar de experiências não só profissionais, café da manhã, happy hour, integrações, eventos etc.
O intuito do Marketing é cada vez mais reduzir os esforços de vendas oferecendo os Leads mais qualificados e propensos a se tornarem clientes, inclusive, numa estratégia de Inbound Marketing por exemplo, o trabalho da equipe de Marketing é focado em vender, então desde o primeiro contato com um desconhecido até quando ele se torna cliente, o mesmo recebe uma quantidade de informações sobre o produto ou serviço que reduz significativamente o esforço do vendedor, neste caso a redução dos esforços é tanta que o suporte, o site, as redes sociais, os parceiros e até mesmo os colaboradores acabam fazendo o papel de vendas.