Mas afinal, o que faz um Psicólogo Clínico?
Afinal de contas, o que é um Psicólogo Clínico? O que ele faz? De onde ele vem? Como vive?
Brincadeiras a parte, hoje iremos conversar sobre a atuação do Psicólogo Clínico, bem como os mitos que cercam essa importante área de atuação.
Pois bem, a Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e as funções mentais, o Psicólogo investiga os fenômenos psíquicos por intermédio da análise das emoções, idéias, e valores do indivíduo.
Este profissional diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade, observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente, procurando ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados.
O Psicólogo pode atuar em consultórios, hospitais, empresas, escolas, em âmbitos do esporte, na área acadêmica, judicial, e nas mais variadas instituições, contribuindo sempre para a recuperação da saúde psicológica e física das pessoas.
Na psicologia clínica pode ser trabalhado no atendimento individual onde o paciente é atendido sozinho, podendo às vezes ter participação de pessoas importantes da sua vivência, mas o foco será apenas nele. Há também o atendimento de casal, neste caso os dois irão às sessões psicoterápicas e trabalharão assuntos comuns do relacionamento e ainda existe a psicoterapia familiar, como o nome diz é trabalhado com toda a família e que tem o intuito de resolver conflitos acerca do convívio dos integrantes.
Vem sendo crescente a procura por psicólogos clínicos nos centros urbanos, porém, apesar do crescente reconhecimento da área, ainda existem muitos mitos que cercam a profissão, que tal revelarmos e desmistificarmos alguns?! Então lá vai:
MITOS X VERDADES SOBRE O PSICÓLOGO CLÍNICO
MITO: Apenas pessoas fracas ou loucas procuram psicoterapia...
VERDADE: Não existe pessoa fraca ou forte, existem formas diferentes de lidar com as situações, por isso devemos respeitar a subjetividade de cada um, e qualquer pessoa que deseja se conhecer melhor, elaborar sofrimentos e criar novas possibilidades na resolução de vida, procura um Psicólogo.
MITO: Tratamento Psicológico é para ricos apenas.
VERDADE: Geralmente as clínicas psicológicas ligadas às instituições de ensino de Psicologia (seja graduação ou pós-graduação) oferecem atendimento à população por preço simbólico. Alguns postos de saúde também oferecem serviço de psicoterapia. Além disso, Psicólogos podem flexibilizar o valor da consulta.
MITO: O tratamento psicológico demora anos para acabar!
VERDADE: O cliente e seu terapeuta irão decidir o momento mais adequado para encerrar a terapia, podendo durar semanas, meses ou anos, conforme os conteúdos a serem trabalhados e a disposição do cliente.
MITO: Crianças só podem ir ao psicólogo depois que já sabem ler e escrever.
VERDADE: Não é porque uma criança não sabe ler e escrever que não tenha sentimentos. Portanto, crianças podem ir a um psicólogo mesmo que não saibam ainda ler e escrever, porém as ferramentas que o profissional utilizará com a criança serão diferentes das utilizadas com um adulto, sendo comum usar do lúdico para entrar no mundo dela.
MITO: Para que ir a um Psicólogo se posso conversar com um amigo?
VERDADE: Há diferenças significativas entre uma sessão de Psicoterapia e uma saída com os amigos para tomar uma cervejinha e desabafar sobre a vida. Embora seja muito prazerosa também esta segunda opção, ela nos traz um alívio momentâneo, o que deve ser diferenciada da Psicoterapia, considerada como um processo. O Psicólogo não dirá “o que você deve fazer”. Primeiro, porque isso pode ser levado como uma regra pelo paciente e segundo, porque o Psicólogo, ao invés de “dar uma receita de bolo” ou uma “solução mágica”, deverá levar o próprio cliente a buscar soluções e alternativas para lidar com as situações.
MITO: O Psicólogo adivinha e descobre tudo!
VERDADE: Psicólogo não tem bola de cristal, ele estuda bastante e faz ciência para melhor compreender a mente e o comportamento humano, se utilizando de diferentes abordagens e ferramentas para tal.
MITO: Psicólogo não tem problemas!
VERDADE: Psicólogo é humano, tem família, se relaciona, tem amigos, parceiros, vida e dificuldades, portanto é “gente como a gente!”
MITO: Psicólogo é somente para problemas “graves”.
VERDADE: Nos não devemos buscar a psicoterapia apenas quando estivermos por um fio em alguma situação. O tratamento psicológico serve muito bem como promoção e prevenção. Do mesmo modo que vamos ao dentista todo ano a fim de fazer uma limpeza bucal, é de suma importância que olhemos para os nossos sentimentos e emoções e busquemos o que precisamos melhorar para ter uma vida melhor. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já traz em suas cartilhas que 90% das doenças são de origem emocional, portanto, a frase “é somente estresse”, “ando muito deprimida/ansiosa” devem ser levadas tão a sério quanto uma queimação no estômago ou um problema cardiológico.
Ficou um pouquinho mais claro a função do Psicólogo? Espero que sim! Me coloco à disposição para qualquer dúvida ou maiores esclarecimentos.
Sarahuana Lourenço - Psicóloga clínica e Psicoterapeuta corporal - CRP 12/14609