Maternidade e Trabalho Remoto
Dia das mães e minha reflexão.
Leveza e serenidade é o que aprendi quando passei a conciliar o trabalho remoto e a maternidade, sendo mãe 4 filhos.
O momento de pandemia trouxe desafios e reflexões, especialmente para elas: Como adaptar a rotina de trabalho em casa e ainda conciliar com o importante papel de MÃE?
Os desafios são facilmente reconhecidos, para cada um deles, existe uma boa prática ou uma dica de mãe infalível.
Pode não parecer simples lidar com essas situações e manter o equilíbrio emocional, mas acreditem, existem algumas formas de tornar esse momento um grande aprendizado profissional e pessoal.
Vamos as dicas?
1) Crie um espaço acolhedor para seu filho e seu trabalho remoto
Uma das formas para conseguir concentrar-se no trabalho é ter um espaço onde seu filho possa interagir com você. Massinhas, desenhos para colorir, brinquedos, lego farão parte dessa nova rotina.
O ideal é que ele seja em um ambiente que a criança possa interagir durante uma live com o gestor ou cliente. Também é importante ter alguns desenhos explicativos para os filhos menores, onde explique os limites e regras em momentos importantes de reuniões.
2) Organize a rotina da família
Os filhos, independente da idade, não podem ficar o dia todo assistindo youtube e videogames, é preciso criar uma rotina de tarefas que os manterão ocupados, ativos e em desenvolvimento.
Além das atividades escolares on line, existem atividades como as da tarefas do lar organização de roupas, lavar louças, tirar o lixo deve ser dividido com todos integrantes do lar.
O lado bom de criar uma rotina é que as crianças se ocupam .
3) Invista em novos aprendizados
Inclua em sua rotina novos aprendizados de assuntos de interesse pessoal e colaboração além de aulas diárias de inglês, jogos de desenvolvimento de raciocínio lógico.
Falando de desenvolvimento pessoal, existem jogos que impulsionam mudanças pessoais, por meio de métodos, ferramentas e estratégias práticas e colaborativas
Este jogo “Tornando horizontal” é uma maneira fundamental de se preparar para ser o futuro profissional que pode atender qualquer demanda.
4) Use a tecnologia para otimizar seu dia a dia
É possível escolher algumas soluções de delivery que facilitam nosso dia a dia.
Supermercados, hortifrúti e outros serviços de alimentação estão criando ofertas e pacotes de entrega que podem ajudar na gestão das suas compras, controle de estoque e redução de desperdício.
Planejar a recorrência das listas do supermercado também pode diminuir a quantidade de saídas de casa que você precisa fazer.
5) Acelere e Desacelere
Guarde 30 minutos diários para um exercício físico e 10 minutos para agradecimento, reflexão e oração.
Ter equilíbrio emocional é importante para aquelas que são o alicerce de seus filhos.
Essa, sem dúvidas, é a atividade mais importante capaz de nos oferecer milhares de lições no momento de isolamento social misturado com trabalho remoto.
6) Valorize os momentos
Esse momento também nos faz refletir sobre como o tempo em família estava sendo aproveitado. As famílias estão aprendendo novas formas de aproveitarem suas próprias companhias.
Assistir seriados ou filmes juntinhos é muito melhor do que acompanhar noticiário e as estatísticas da pandemia do novo coronavírus, pois elas causam alegria e união, logo equilíbrio emocional.
Lembre-se também que nenhuma família está sozinha nessa batalha!
Se você está tendo que se reinventar, dê apoio a outras colegas e mostre empatia com os desafios que cada uma delas esteja enfrentando com sua maternidade em tempos de video conferências.
E, se você tem dicas que podem ajudar outras mulheres, aproveite também e compartilhe a sua nos comentários.
Ficaremos muito felizes em conhecê-la!
Service Design | Consumer Insights | Branding | Marketing
4 aParabéns por ser "super" e ainda dividir aprendizados!