Perguntas sobre ágil escalado que você vai ouvir em entrevista de emprego
Embora muitas organizações utilizem Ágil escalado, uma queixa comum é que o desenvolvimento ágil não se dimensiona bem e a previsibilidade muitas vezes é falha.
Há certos desafios que uma organização pode encontrar ao escalar princípios e práticas ágeis. É por isso que há estruturas ágeis disponíveis para transformações em grande escala, sendo a Scaled Agile Framework (SAFe) um deles. Dado o crescimento da utilização do Scaled Agile Framework, vou compartilhar as perguntas técnicas mais ouvidas para entrevistas em ambientes de ágil escalado que o ajudará a aproximar-se mais do seu novo papel.
Q1. Conte o que é Agile para um leigo?
O entrevistador não quer saber quais são as práticas ágeis. Fale um pouco sobre mudança de mind-set orientado ao cliente.
Q2. Liste práticas Lean-Agile populares que utilizou até agora.
Um pouco de pesquisa e você será capaz de falar de forma profunda como você pode ter acesso as práticas para utilizar no seu dia a dia. Neste contexto temos que ter um olhar amplo e sistêmico do ciclo de vida do produto. Exemplo: Desing, Requisitos Ágeis, desenvolvimento, Teste, Organizacional, Processos etc
Q3. Sua organização usa um produto cuja arquitetura é definida por camadas de aplicação (Ex: front-end, back-end, middleware, interfaces). Discuta duas alternativas de formação de equipes visando a melhor produtividade nas entregas da Sprint. Cite vantagens e desvantagens de cada alternativa.
O entrevistador quer saber quais os benefícios de utilizar times multidisciplinares, enabling teams, complicated subsystem ou plataform. O livro Team Topologies ajuda a endereçar esses problemas de forma que, na hora de se estruturar um time de Produto, esses benefícios sejam considerados de forma a tornar o time mais eficaz.
Q4. Você acredita que esteja tudo OK neste fluxo? Se sim, justifique sua resposta? Se não, o que você sugeriria de melhoria? Considere que existe uma restrição de orçamento que impede novas contratações e investimentos no momento.
O entrevistador quer saber quais os benefícios de limitar o WIP e como aumentar a compressão melhorando a visibilidade etc
Q5. Você foi contratado como Agile Coach de uma grande organização que trabalha tanto com projetos cascata/waterfall quanto projetos ágeis e também com projetos híbridos. O que você faria? Qual seria sua estratégia?
O entrevistador quer saber qual sua estratégia para gerar valor ao cliente, com entregas mais rápidas.
Q6. Em qual contexto você utilizaria ágil escalado Nexus, Safe, DAD, Scrum of Scrum ou Less?
O entrevistador quer saber quando é adequado a utilização dos frameworks. No cenário de iteração com C'levels o SAFe responde muito bem. Já para projetos que não trabalhamos diretamente com C-Levels podemos utilizar outros.
Veja alguns parâmetros simples para decidir:
Recomendados pelo LinkedIn
Q7. Por que você deve limitar o trabalho em progresso? No processo de transformação, por onde você começaria a limitar o WIP?
O entrevistador quer saber como previnir que os processos de trabalhos fiquem sobrecarregados, ajudar a localizar os bloqueadores e aliviar os gargalos no seu fluxo de trabalho.
Q8. Você foi contratado como Agile Coach de uma grande organização e precisa ajuda-la a traçar uma estratégia de gestão de mudança. Por onde você começaria?
Os profissionais de diversas áreas, por terem formações e vivências diferentes, têm perspectivas igualmente diferentes ao lidar com problemas e ao construir soluções. É importante utilizar referências que trazem padrões para Gestão de Mudanças. Eu super indico os 8 passos de Kotter ainda é utilizado.
Q9. Como você lança um (ART)?
Mesmo se você não está em uma função de lançar um ART, você deve citar um exemplo do passo a passo. O roadmap de implementação do Safe pode dar um bom overview.
Q10. Você é um agile coach e está no segundo dia da PI Planning e durante a votação o time não demonstrou confiança no plano. Qual seria sua estratégia?
O entrevistador quer saber como sua experiência pode agregar no coach das lideranças que são responsáveis pela condução e execução do plano do ART. Neste sentido é muito importante o alinhamento entre PM, RTE e stakeholder para a devida negociação de escopo. Um PI Planning sem a boa confiança do time será fracassada facilmente.
E aí, gostou?
Espero que você tenha gostado das dicas 💙
Ah, e não deixe de comentar e compartilhar mais perguntas de entrevista de emprego aqui nos comentários.
Boa sorte na sua próxima entrevista de emprego
***
Referências:
***
Isabela Gayno, atua como Executiva de Transformação, SAFe Program Consultant SPC, Digital Strategist, com sólidos e relevantes resultados no lançamento e execução de programas de Transformação de larga escala. Dedica-se àquilo que se chama de efeito multiplicador “Pensar Globalmente e agir localmente". E mais importante que todas anteriores, mãe de 4 filhos e casada.