mato grosso versus mt
Mato Grosso x MT
Escrevi ontem neste espaço um artigo tentando retratar as 16 ilhas culturais, econômicas e humanas que convivem dentro do território de 906 mil km2 de Mato Grosso. Volto ao assunto sob outro ângulo, a partir de observações. Na última quinta-feira a Associação dos Produtores de Algodão-AMPA, deu posse à sua nova diretoria em rica solenidade realizada em Cuiabá. Levei meu neto Luka, de 15 anos, e comentei com ele: aqui você vai ver metade do PIB de Mato Grosso. De fato.
O pessoal do agronegócio levou lá o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, uma forte liderança política nacional neste momento. Levou importantes líderes do agronegócio completamente desconhecidos em Cuiabá. O próprio governador Pedro Taques visivelmente, não fazia parte daquele cenário econômico. É como se o governo estadual não tivesse maior importância. Ou, quando tem, mais atrapalha do que ajuda. Em silêncio, o governador ouviu demandas fortes dos líderes do negócio que sustenta a maior parte no peso da economia estadual.
A própria aparência física e os valores daquela gente contrasta profundamente com os vários perfis dos gestores do serviço público e político estadual. Aqui entra o ponto mais relevante deste artigo. Convive dentro de Mato Grosso um mundo econômico antenado com mercados mundiais, com alto padrão de tecnologia e de investimentos. Tem futuro e sabe a sua dimensão. Focado nessa direção. Caminha à margem da realidade vigente na maior parte do estado. Convive com uma gestão pública desfocada e distante da realidade de uma economia estadual que pauta os grandes mercados internacionais.
Meu neto Luka, de 15, tem a percepção dos jovens e comentou ao final que viu ali um Mato Grosso que ele desconhece completamente, mas que vai pautar o seu futuro. Tenho tratado neste espaço das condições futuras do mundo em relação à demanda por alimentos e os desdobramentos em elevadíssimos investimentos para dar o suporte. Pessoalmente, já não tinha dúvidas a respeito. Saí da posse da AMPA preocupado com o vácuo enorme entre o mundo real, o mundo da economia de ponta e a pobre política do meu estado.
Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso
onofreribeiro@onofreribeiro.com.br www.onofreribeiro.com.br
Diretor de Área de Conhecimento no UNIVAG
8 aParabéns pelo texto que revela tanto da nossa realidade. Será que a tão propagada e prometida ZPE de Cáceres está alinhada com esta visão?
Administrador de empresas CRA/MT 2800
8 aVerdade Onofre. Enquanto alguns setores continuam tapando o sol com a peneira. O agronegocio está a alguns passos a frente.
Vendedor, Gestor Comercial, Gerente de Vendas, Key Account Manager.
8 aEsse é o no Brasil/Estado, os ricos ficaram bilionários e a classe média e baixa se iludiu com um período de muito bom da economia para todos!