Medicina Chinesa e a Insónia
Tem dificuldade em adormecer, acorda várias vezes durante a noite, acorda cansado? Pode sofrer de insónia.
A insónia é um dos distúrbios de sono que ocorre com mais frequência na população em geral, sendo a sua incidência mais expressiva em ambientes urbanos, pessoas do sexo feminino e idosos. É reconhecida pela OMS como um problema de saúde pública devido ao impacto negativo na saúde física e mental, actividade social, capacidade para o trabalho e qualidade de vida das pessoas.
Considera-se que uma pessoa sofre de insónia quando tem dificuldade em adormecer e/ou manter a continuidade do sono, acorda muito cedo ou, queixa-se de sono não restaurador ou de má qualidade.
A insónia pode ser aguda (duração inferior a 4 semanas) ou crónica (duração superior a 4 semanas. Sendo as causas mais comuns o stress, ansiedade, depressão, dor crónica, mudança de rotinas, maus hábitos de sono, medicações.
Normalmente tratada por medicamentos tradicionais, também é possível recorrer a Medicina Chinesa para obter um alívio eficaz e seguro e conseguir ter uma boa noite de sono. Só quem já passou horas acordado sabe o quanto pode ser desagradável!
Para o tratamento da insónia os métodos mais utilizados em Medicina Chinesa são a acupunctura e a fitoterapia.
A acupunctura influencia directamente o sistema nervoso, pela libertação de neurotransmissores, como a serotonina, que contribui para o relaxamento do organismo, sem efeitos secundários e de uma forma gradual, promovendo uma boa noite sono.
A melhoria do sono é alcançada a cada sessão, com benefícios visíveis logo no primeiro tratamento. Além disso, o paciente em tratamento também se sentirá mais bem-disposto, com menos ansiedade.
A acupunctura é bastante eficaz e segura ajudando a melhorar o distúrbio na maioria dos casos.
Paula Gradim
Especialista de Medicina Chinesa
Escrevo. Escrevo muito.
4 aAjuda mesmo ☺️