MEDO ALÉM DOS LIMITES
Escolhi falar desse tema para que em meio ao caos que estamos, lembremo-nos além de buscar meios para o bem estar e saúde física, não esqueçamos porém da saúde psíquica e emocional.
O medo é a parte integrante da vida humana, já o trazemos desde a infância, onde podemos ser expostos a tais situações que podem impactar a personalidade profundamente a ponto de gerar “fobias” e “ansiedade”. Esta emoção produz o estado de alerta, desta forma, pode gerar uma forte descarga emocional, podendo ocasionar sintomas psicossomáticos.
Não nos deixemos enganar pelo medo traiçoeiro que quer nos roubar de nós mesmos, afetando a nossa sã consciência para as tomadas de decisões. A condição emocional poderá desestruturar-se, além de gerar sequelas emocionais, estaremos involuntariamente baixando a nossa imunidade.
O medo além dos limites é uma ameaça a nossa saúde, poderá ser paralisante, a ponto de nos tornar meros espectadores em vez de agentes de transformação para todo esse caos pandêmico.
Colocando em prática as orientações da OMS e Ministério da Saúde, estaremos resguardando a nossa saúde, porém, não esqueçamos da saúde psíquica que nos protegerá dos danos emocionais, tais como medo, angústia, ansiedade, TOC, fobias e pânico. Precisamos estar "BEM" e cuidando de si mesmo, para que assim estejamos também aptos ao cuidado ao próximo.