O Poder do Hábito
“Os hábitos, dizem os cientistas, surgem porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço. Se deixado por conta própria, o cérebro tentará transformar quase qualquer rotina num hábito, pois os hábitos permitem que nossas mentes desacelerem com mais frequência”. (Charles Duhigg)
Hábito é uma maneira usual de ser, fazer, sentir; costume, regra, modo. Maneira permanente ou frequente de comportar-se; mania.
Pesquisas apontam que 40% das ações realizadas todos os dias, não são decisões de fato, mas sim hábitos. E hábitos não são imutáveis, eles podem ser mudados.
O hábito é aquela tarefa que inicialmente tivemos que aprender desenvolvê-la e depois de muita execução no dia a dia, exerço-a automaticamente, um exemplo é o dirigir. De tal maneira, poupamos esforço cerebral, que em partes é necessário para o desempenho de inúmeras tarefas, como andar, comer, entre outros. Em contrapartida, há riscos se nossos cérebros estão adormecidos em momentos errados, como em uma situação de perigo.
__________________________________________________________________________
PARA REFLETIR:
A dependência do cérebro em rotinas automáticas podem ser perigosas, uma forma de vencermos é não deixarmos nosso cérebro em modo descanso, é lutar contra o hábito e os padrões automáticos que desenvolvemos e só há uma maneira de reformulá-las DESENVOLVENDO NOVAS ROTINAS.