Medo de me tornar liquido.
Hoje especialmente acordei pensando nas teorias dos sociólogos Bauman e Durkheim.
Acordei na verdade com receio de me tornar líquido. Sei que não sou e luto para não me tornar, um homem líquido. Este ano mais do que qualquer outro, aprendi que valores não se negociam. Quem é próximo à mim sabe quantos “NÃOS” dei para diversas situações em nome dos meus valores.
Valor está no DNA moral do ser humano, você nasce com eles no seu berço social primário.
Acontece também que, como diz Durkheim, somos seres que sofremos subjetivamente coerção diária. Ela pode acontecer em diversos níveis de relacionamentos. Para o pensador, coerção social é a aceitação da realidade, devido à força coercitiva que a sociedade tem sobre os indivíduos. É a forma de pensar e agir moldada conforme o grande grupo pensa ou faz, sem espaços para a individualidade ou independência devido ao poder coercitivo que a coletividade exerce.
O meu DNA diz que, não é porque todo mundo está fazendo errado que algo esteja certo. Ai, lá vem Bauman nos mostrar uma triste realidade da sociedade atual: vivemos em um mundo de incerteza, são tempos de relações sociais frágeis, que cada vez mais se tornam relações mercantilizadas e individualizadas. Não há um referencial moral, aliais, a moral foi relativizada. Tudo é permitido (e pior, justificado). O ser humano se tornou descartável. As relações se desenvolvem com aquilo que já se tem, não com aquilo que ambos estão a fim de ter. Não se arrisca, por exemplo, a amar sinceramente (se entregar).
Aquilo que aprendemos no cristianismo: amar o próximo com a si mesmo, parecer não acontecer mais. O sociólogo inclusive nos mostra que amar o próximo não é natural, é, na verdade, algo contra nossos instintos mais básicos (de se proteger).
Diariamente, ao abrir os olhos minha meta é ser a minha melhor versão. E nesta melhor versão, está não ser um homem líquido. Eu sei que vão chegar momentos em que posso fraquejar, mas com ajuda de Deus, buscarei laços e não conexões.
Fernando Coelho é Mestrando em Ciências da Educação e Administração Escolar com pesquisa na área de Tecnologia da Informação e Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa, MBA em Marketing pela Faculdade Laboro, Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Laboro e Especialista em Administração Estratégica pela Universidade Estácio de Sá – RJ. Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade São Luís. Autor dos Livros Mobile Marketing e Insights de Marketing.