🎯 med.precisão + [IA]
Bom dia, bom dia!
Está começando nossa Segunda Filosofal, a Newsletter que tem por finalidade trazer reflexões e questionamentos em bolus sobre as necessidades de mudança na cultura médica. Mudanças em nossos relacionamentos, resultados.. em nossas vidas.
Bora falar um pouco sobre o casamento da Medicina de Precisão e da Inteligência Artificial (IA)
Falar de inteligência artificial (IA) no campo médico não é apenas falar de avanços técnicos e informacionais na área do tratamento clínico de ponta. Ao unir todos os benefícios, ocorre um estreitamento da IA que visa auxiliar a tomada de decisões médicas de um modo muito mais particular.
Uma das grandes tendências no futuro da medicina é, nada mais, do que a personalização do tratamento médico. Acredito que você tenha percebido, inclusive, o quanto bate intencionalmente nesta tecla ao longo das edições.
A lógica? É simples: tirar a receita de bolo de doenças e tratamentos padrões. Os novos estudos já mostram que direcionar terapias eleva exponencialmente as chances de êxito para o paciente, é o que chamamos de medicina de precisão. Se você parar para pensar, é a primeira vez na história da medicina que temos a possibilidade de não precisarmos ser reféns de estudos populacionais de outros países, condutas massificadas para indivíduos que são únicos.
Maaas… antes de assumir o pódio, a IA precisa, no entanto, passar por considerações necessárias para avaliar questões éticas e legais (sempre) de modo a afastar qualquer nocividade que possa estar inerente ao seu uso. Será sempre necessário reforçar esse ponto, concorda?
Dito isso, entenda que dentro das chamadas tecnologias disruptivas, os algoritmos propõem uma transformação nos dados e na perspectiva médica atual. Com a possibilidade de coletar uma enorme quantidade de informações médicas (big data), concomitante ao sequenciamento genético, as IAs visam uma precisão cada vez maior, saindo da clássica generalidade e caminhando para a personalização e precisão. Um sonho que vem se concretizando.
O Papel da IA na Medicina de Precisão
Tida como uma abordagem emergente para o tratamento e a prevenção de doenças levando em conta a individualidade dos pacientes, a IA desponta como o que há de mais preciso na medicina. Ponderando as variações genéticas, os algoritmos novos permitem analisar rapidamente informações que, sem eles, lentificam e atrasam o diagnóstico.
Amparada pela big data, um mecanismo capaz de analisar, tratar e obter informações para analisar sistemas informacionais, a IA consegue entrar em cena de modo cirúrgico. Em alguns anos, a estimativa é que esses algoritmos sejam capazes de analisar dados médicos para tirar conclusões e fazer correlações ainda não encontradas na tomada de decisão. Predição é a palavra.
Empresas como a Google e a IBM já reconhecem o potencial dos algoritmos e seu papel na medicina de precisão. Prova disso são os incontáveis exemplos de IA que já foram aprovados para uso. Tudo isso visando a personalização médica mediante um tratamento individualizado e particular.
Startups no front
No ano de 2015, preparando-se para a modernização, a Atomwise lançou um supercomputador capaz de buscar, de modo virtual, medicamentos comprovados para tratar o vírus Ebola. Um caso que não deixa de impressionar e que encontrou dois medicamentos, auxiliando no tratamento que até então levaria anos para ser desenhado.
Recomendados pelo LinkedIn
A iCarbonX, empresa chinesa iniciada em 2015, tem uma finalidade: digitalizar a vida (kkkk, sério). Como assim? A ideia é inovadora: querem construir amostras biológicas digitais que sejam direcionadas para ambientes informacionais que, associados, conseguem ditar tratamentos baseados na particularidade do indivíduo. Que doidera, não é mesmo?
Med.precisão_sem_IA =
Por outro lado, sem a IA a precisão angariada caminharia a passos lentos. Com os algoritmos, a medicina de precisão é cada vez mais palpável e já consegue manejar tratamentos e intervenções que outrora seriam impossibilitados por falta de tal conhecimento.
Fazer medicina ganha um significado novo a cada dia que a tecnologia auxilia em seu desenvolvimento, concorda?
‘’As suas definições de medicina serão atualizadas!’’
Se você quer ficar por dentro das principais tendências, conhecer quais são as tecnologias, startups e modelos de negócio que estão revolucionando a medicina, saber diferenciar o que é histeria/ hype do que de fato vai impactar seu negócio e carreira profissional..
Se você pensa que a arte médica está se perdendo, busca uma visão mais humanizada da prática médica, mesmo no contexto tecnológico, e quer se adequar à nova realidade da medicina…
Bem, foi pensando em tudo isso que escrevi uma coletânea de livros digitais curtos (média de 20 páginas cada) que tem por objetivo maior trazer toda essa compressão. Tudo através de uma leitura facilitada por uma didática mindblowing, tanto em visual, quanto em linguagem e referências.
PS: baita leitura de férias, viu? :)
Bom, o caminho tá facilitado. Só não posso fazer a sua parte por você.
A partir de agora é com você e te digo uma coisa,devido aos feedbacks é possível que aumente o preço. Então aproveite enquanto ainda estou fazendo testes somente com você do Segunda Filosofal.
Quando abrir para o mercado você pode não encontrar esse valor. Aproveite e não seja a pessoa que se arrependerá por não ter aproveitado um preço tão simbólico.
Grande abraço, uma ótima semana e que venha mais uma pintura de gol no jogo do Brasil pra alegrar a nossa semana!