💬 amigo virtual

💬 amigo virtual

Bom dia, bom dia! 

Está começando nossa Segunda Filosofal, a Newsletter que tem por finalidade trazer reflexões e questionamentos em bolus sobre as necessidades de mudança na cultura médica. Mudanças em nossos relacionamentos, resultados.. em nossas vidas.

 E se eu te contar que foi criado um chat virtual gratuito para você conversar com uma super inteligência artificial? 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Volume assombroso de textos + dados da internet = conversa inteligente?

É isso mesmo. Tempere essa receita com um CEO que é ex-presidente da Y Combinator, contando com apoio de Reid Hoffman (fundador do LinkedIn), Peter Thiel (um ‘’deus’’ do vale do silício) e Jessica Livingston, cofundadora da própria Y Combinator, que é uma das maiores aceleradoras do planeta. E.. Elon musk, pensa!

 O resultado é tão incrível, quanto preocupante, típico de qualquer debate em torno de inteligência artificial. 

 Pra você ficar por dentro você precisa entender algumas coisas:

 1) Porque é importante

A tecnologia de IA por trás envolve linguagem natural, um grande passo em grandes modelos de computador para que aprendam cada vez mais como compreender e interagir com o mundo humano. 

2) Qual é a disponibilidade da tecnologia?

É imediata e pode ser acessada pelo portal da ChatGPT. Pode ir lá fofocar com ela para testar (é incrível).

3) Contexto

Seu algoritmo usa aprendizado profundo treinado em textos de milhares de livros e grande parte da internet para juntar palavras e frases. Quando foi lançado em 2020, foi cabido por muitos como um marco no caminho para verdadeira inteligência artificial, sua capacidade de imitar textos escritos por humanos com um nível de realismo incomum para máquinas.

 Em 2021 já despontava dentre as tecnologias mais inovadoras:

2021 – 10 tecnologias inovadoras

Vacinas de RNA mensageiro

GPT-3

Data Trust

Baterias de metal de lítio

Rastreamento de contato digital

Posicionamento de hiperprecisão

Tudo remoto

IA multiqualificada

Algoritmos de recomendação do TikTok

Hidrogênio verde

 4) Problemáticas 

Clima

Seu enorme consumo de energia é uma má notícia para o clima: pesquisadores da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, estimam que o treinamento teria aproximadamente a mesma pegada de carbono que dirigir um carro até a Lua e de volta, se tivesse sido treinado em um data center totalmente alimentado por combustíveis fósseis.

 Custos de Treinamento

São estimados por alguns especialistas em pelo menos US$ 10 milhões — colocam a pesquisa mais recente fora do alcance de todos, exceto dos laboratórios mais ricos.

 Cultural

Outro problema é que, apesar da possibilidade de trazer dados científicos, ela absorve grande parte da desinformação e do preconceito que encontra online e os reproduz sob demanda. Como a equipe que o construiu disse no artigo que descreve a tecnologia : “modelos treinados pela Internet têm enviesamentos na mesma dimensão”.

 Em 2021, parte dessa tecnologia foi lançada como um robô no Reddit, onde postou centenas de comentários e interagiu com dezenas de usuários durante vários dias antes de ser desmascarado. Muito de sua atividade era inofensiva. Mas o bot também respondeu a comentários sobre pensamentos suicidas, dando conselhos pessoais que mencionaram o apoio de seus “pais”. Complicado, né?

5) Entrada da Microsoft

Segundo Junaid Bajwa, cientista médico chefe da Microsoft, ''o conhecimento médico DOBRA a cada 73 dias'', fato que fez a Microsoft dois anos atrás deter a licença exclusiva da tecnologia. Eles estão de olho nos dados provenientes das publicações médicas, em especial relacionadas a doenças, tratamentos e condições médicas no mundo todo. 

 Entenda, primeiro, que o currículo do cara tem um peso astronômico:

 ‘’Bajwa é cientista-chefe da Microsoft Research e médico praticante do NHS (Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido). Antes disso, ele foi o líder global de alianças estratégicas e soluções para Global Digital of Excellence na Merck Sharp & Dohme. Ele também é professor associado clínico na University College London’’.

 Ele está de olho em uma big picture para a saúde.

6) Impacto médico

Imagine poder ter em um momento de consulta ou segmento, uma tradução de todo o conhecimento para um paciente, de uma idade específica, originada em uma região particular do mundo. É o caminho para entender com maior amplitude um possível tratamento altamente personalizado em seus efeitos colaterais, entendendo melhor o que pode funcionar e este de fato é o plano revolucionário que eles buscam. É a jornada que está sendo construída. 

 Aplicar evidências do mundo real com diferentes conjuntos de dados e fontes em parceria com a PubMed.

7) Uma aplicação

Quer uma aplicação em andamento? Então vamos lá: modelos de previsão de estrutura protéica

 A possibilidade de descoberta de medicamentos caminha em parceria com gigantes como Novartis, Novo Nordisk, dentre outros, sempre buscando aplicação ao avanço da pesquisa científica do mundo real com foco na prática final no paciente. Robusto, não?

8) E o amigo virtual?

A interface é amigável para estimular conversas saudáveis e programado para barrar tentativas de assuntos que possam ser prejudiciais, como discursos de ódio. Não necessariamente querer é poder, pois há relatos de tentativas para poder burlar. 

 De fato ele é capaz de escrever poemas, corrigir erros de codificação, gerar prompts de arte de IA e escrever novos códigos. Também é muito bom em inventar coisas que não existem, como um livro e até dar detalhes de seus conteúdos. Show.

 Entendo que é bom em criar respostas, mas será bom em ser confiável? 

 A questão que fica, além de apresentar uma notícia quente (01/12) é também te estimular a brincar com ela. Quem sabe ela possa te ajudar em algum trabalho.

 E aqui fica o meu ponto, que se estende para toda discussão de IA, até mesmo sobre ‘’substituição médicos’’: ajudar.

 Seja na escrita, seja na invenção de novas soluções, devemos sempre nos atentar que a história está sendo escrita enquanto vivemos. A postura errônea é se enclausurar e evitar esse tipo de temática, discussão e testes de aplicação. Por outro lado, é igualmente errada quando olhamos para a tecnologia como salvadora da pátria, da humanidade.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O termo que sugiro para inserirmos em nossa mentalidade diária não é vangloriar a inteligência artificial, muito menos a inteligência natural, mas sim a ‘’inteligência aumentada’’.

 É sobre um casamento entre as inteligências, sempre sob supervisão de muita ética, responsabilidade e prisma de evidências.

 Reflita sobre.

 Um grande abraço e uma ótima semana!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos