Melhores Filmes sobre Relações Públicas
Mesmo não sendo uma das profissões mais retratadas na telona, selecionamos os sete melhores filmes do cinema que retrataram com perfeição o dia a dia das Relações Públicas. Você com certeza já deve ter visto alguns deles.
O Oscar 2016 está chegando. No próximo dia 28 de fevereiro, o Teatro Dolby em Los Angeles, receberá o maior e mais prestigiado evento de premiação às melhores produções cinematográficas. A cerimonia reunirá os grandes atores e diretores do cinema mundial.
Para você, profissional de Relações Públicas ou Assessor de Imprensa, se preparar para a premiação, coloque suas pantufas e vá estourar a pipoca. Separamos os sete melhores filmes sobre Relações Públicas de os tempos. Mesmo não sendo uma das profissões mais retratadas na telona, nossa seleção de filmes retrata com perfeição o dia a dia de um profissional de Relações Públicas no cinema.
Os 7 melhores filmes de Relações Públicas:
#1. A Grande Virada (Jerry Maguire – 1996)
A grande virada é uma comédia dramática, escrita, coproduzida e dirigida pelo cineasta Cameron Crowe e estrelada por Tom Cruise, Cuba Gooding, Jr. e Renée Zellweger. O filme conta a história de Jerry Maguire, um agente em decadência que acaba apenas com um cliente. No filme muitas habilidades de um RP podem ser vistas.
A obra foi indicada a cinco Oscars, incluindo Melhor Filme, além de três indicações ao Globo de Ouro, onde Tom Cruise recebeu o prêmio de Melhor Ator por sua atuação.
#2. Mera Coincidência (Wag the Dog – 1997)
O filme retrata o envolvimento do presidente dos Estados Unidos em um escândalo sexual as vésperas de sua reeleição – algo parecido com a gestão de crise em Relações Públicas. Cada vez mais distante de ser reeleito, um produtor de Hollywood propõem ao então presidente que invente uma guerra para desviar a atenção do público. O filme mostra com clareza o poder das Relações Públicas.
O longa contou com a grandes atores, como Dustin Hoffman, Robert DeNiro e Anne Heche. Concorreu a duas nomeações ao Óscar como Melhor Ator e Melhor Argumento Adaptado. Além de ganhar o Prémio do Júri no Festival de Berlim.
#3. Menina dos olhos (Jersey Girl – 2004)
A comédia dramática estrelada por Bem Afflerck tem um início conturbado onde o ator perde uma conferência de imprensa e como consequência o seu emprego.
Com direção de Kevin Smith e roteiro de Josh Goldsmith e Cathy Yuspa, o filme conta com a presença de grandes nomes como Jennifer Lopez e Liv Tyler. A história retrata a transição de um homem para um profissional de Relações Públicas.
#4. Obrigado por fumar (Thank you for Smoking – 2006)
Dirigida por Jason Reitman, a comédia é uma sátira sobre a indústria do cigarro. Aaron Eckhart interpreta Nick Naylor, um verdadeiro “lobista do tabaco” e principal porta-voz das grandes empresas de cigarros. O personagem ganha a vida defendendo os direitos dos fumantes nos Estados Unidos, além de manipular informações que diminuem os riscos do cigarro.
Um verdadeiro questionamento sobre a “indústria da morte”, o filme termina com uma frase clássica: “Michael Jorndan joga a bola. Charles Manson mata pessoas. Eu falo. Todo mundo tem um talento”.
#5. O Discurso do Rei (The King’s Speech – 2010)
Filme britânico, escrito por David Seidler, dirigido por Tom Hooper, e estrelado por grandes atores como Colin Firth, Geoffrey Rush e Helena Bonham Carter. Conta a história do rei Jorge VI, que contrata um fonoaudiólogo, para lhe ajudar a superar a gagueira e ajudá-lo a fazer um importante discurso no rádio no começo da Segunda Guerra Mundial.
Não à toa, o longa-metragem ganhou quatro Oscars: Melhor filme, melhor diretor, melhor ator para Colin Firth e melhor roteiro original. O filme retrata a importância da comunicação para os grandes líderes e como a radiodifusão teve e tem um grande papel para a sociedade.
#6. Embriaguez do Sucesso (Sweet Smell of Success – 1957)
Embriaguez do Sucesso é um típico filme noir do diretor Alexander Mackendrick, onde não existem heróis. Quase todos os personagens são imorais. O filme mostra um assessor de imprensa que é capaz de fazer de tudo para conseguir estar entre os poderosos da cidade através da troca de favores e bajulações ao principal colunista de celebridades da época.
O filme, embora na época não tenha recebido o devido reconhecimento, foi selecionado pela Biblioteca do Congresso para fazer parte do Registro Nacional de Cinema dos Estados Unidos e é considerado um filme “culturalmente, historicamente e esteticamente significativo” e referência para profissionais de Relações Públicas e Jornalismo.
#7. Segredos do Poder (Primary Colors – 1998)
O filme Segredos do Poder mostra a relação entre profissionais de Relações Públicas e a Mídia em situações de emergência de uma forma divertida.
Dirigido por Mike Nichols e estrelado por John Travolta com base no popular livro Primary Colors, o filme retrata os bastidores de uma campanha política à presidência dos Estados Unidos. Qualquer semelhança com a história de Bill Clinton é mera coincidência (será?).
A história mostra como é feito o planejamento e as estratégias políticas para construção de uma imagem através do trabalho de Relações Públicas.
Se você conhece outro filme que mereça estar nessa lista, insira-o nos comentários logo abaixo. Ficaremos felizes em inclui-lo em nossa lista.
Você tem uma microempresa? Saiba como as Relações Públicas podem ajudar a sua empresa. Confira o nosso post: PME’s – Como Colocar as Relações Públicas no seu Budget, e aplique as cinco dicas de Relações Públicas para pequenas e médias empresas.
*Texto original: Blog PR Newswire Brasil