Qual é o seu legado?

Qual é o seu legado?

No último final de semana a internet foi à loucura com o anúncio dos atores Selton Mello e Matheus Nachtergaele sobre a continuação do filme o Auto da Compadecida, uma das obras cinematográficas mais lembradas do cinema brasileiro. Mesmo 25 anos depois de ter estreado, o filme deixou memórias e marcas em milhares de espectadores.

Eu selecionei os 3 principais ensinamentos que podemos tirar disso:

1) A simplicidade de Chicó e João Grilo dispensou os efeitos especiais e óculos 3D, comuns nas produções cinematográficas da atualidade. Com um roteiro bem-humorado e um elenco impecável, o filme deixou sua marca. Deixar um legado nem sempre está relacionado a grandes inovações e fatos fora do comum. Lembra quando falamos de fazer o básico bem feito?

2) O filme é contado através da perspectiva de personagens humildes, vítimas das mais diferentes formas de opressão. O que o espectador gera com isso? Uma imediata identificação. Não há impacto e muito menos legado, sem que haja identificação. O quanto aquilo que você produz ajuda a resolver o problema das pessoas? O quanto você se empenha para gerar identificação com seus clientes, seu público, seus colegas?

3) Quando o resultado é atingido com êxito, todo mundo quer a parte 2. O filme foi um sucesso e as pessoas, 25 anos depois, vibraram com a continuação da história. Nas empresas, o mesmo acontece: a ideia que deu certo é expandida pra outros canais; o evento de sucesso vai acontecer novamente no ano seguinte; a estratégia que você usou será repetida pra outro cliente. Os exemplos são infinitos.

Uma coisa é certa: o filme deixou seu legado na cultura brasileira. E está todo mundo ansioso pela parte 2 desta incrível obra. O que você tem feito para deixar seu legado?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos