Melhores livros em 2019
Final de ano é uma época propícia para criarmos as nossas listas de desejos para o ano que se inicia, mas eu, como qualquer outro apaixonado por livros, adoro listas de indicações de boas leituras. Pensando nisso, selecionei quatro obras dentre das todas que li ao longo de 2019 para indicar:
Fahrenheit 45 – Ray Bradbury
Quando – Os Segredos Científicos do Timing Perfeito
O Mundo que Não Pensa: A Humanidade Diante do Perigo Real da Extinção do Homo Sapiens
Minha História – Biografia Michelle Obama
Fahrenheit 45
Essa ficção distópica escrita por Ray Bradbury, foi publicada pela primeira vez em 1953 e continua atual. Em uma época não definida, os meios de comunicação em massa são a diversão favorita da população. Em contrapartida, ter livros é proibido, qualquer cidadão que fosse pego lendo poderia ser levado à prisão. O personagem principal da história é um bombeiro que, nessa ficção, tem como obrigação colocar fogo nos livros e queimar casas nas quais possam existir livros escondidos. O livro traz uma reflexão sobre a supressão do pensamento crítico e a manipulação de ideias.
O Mundo que Não Pensa: A Humanidade Diante do Perigo Real da Extinção do Homo Sapiens
Trazendo também como um dos temas principais o pensamento crítico, ou melhor, a falta dele, um dos livros que mais me fascinou dos que li em 2019 foi “O Mundo que Não Pensa”. O autor alerta para o perigo de nos tornarmos uma sociedade que apenas absorve ideias preconcebidas. Segundo o autor, a facilidade de conexão e a velocidade das interações nas redes sociais tem feito com que a capacidade de pensamento seja terceirizada. Convivemos com o pensamento automatizado, que não precisou ser elaborado. Ele compara esse tipo de pensamento a aquisição de comida congelada: já está tudo praticamente pronto, basta só colocar para aquecer. Ou seja, abrimos mão de selecionarmos os ingredientes e prepararmos o alimento à nossa maneira. Para Franklin Boer, autor da obra, é isso que que estamos fazendo com a nossa capacidade de pensar: apenas requentando algo que alguém já “pensou”.
Quando – Os Segredos Científicos do Timing Perfeito
Em “Quando”, Daniel Pink tem a intenção de provar que, mais do que como fazer, quando se fazer determinada ação tem total interferência no resultado final. Ao longo de dois anos, o autor analisou mais de setecentos estudos de diversas áreas para, como ele mesmo cita, desenterrar a ciência oculta do timing. Muitos de nós acreditamos que o timing perfeito é uma arte, um trabalho de pura intuição, mas para Pink, o timing é uma ciência. Ele nos ensina a usar diversos padrões ocultos em nosso cotidiano para melhorar nossa produtividade e bem-estar. Desde o melhor horário para se exercitar até o horário de começo de uma cirurgia, há um padrão científico que determina qual o melhor momento para executá-los.
Minha História – Biografia Michelle Obama
A autobiografia da ex-primeira-dama dos EUA é uma leitura essencial para todos que querem entender o que é empoderamento de fato. Desde a infância pobre até os últimos dias na Casa Branca, o livro descreve detalhes interessantes sobre a vida de Michelle Obama e sobre como ao longo dos anos ela se empoderou e se transformou numa das mulheres mais influentes do mundo.