Melhoria Contínua como Fator de Sucesso Profissional
Fábula do velho lenhador,
Certa vez, um velho lenhador, conhecido por sempre vencer os torneios que participava, foi desafiado por um outro lenhador jovem e forte para uma disputa.
A competição chamou a atenção de todos os moradores da localidade. Muitos acreditavam que finalmente o velho perderia a condição de campeão dos lenhadores, em função da grande vantagem física do jovem desafiante.
No dia marcado, os dois competidores começaram a disputa, na qual o jovem se entregou com grande energia e convicto de que seria o novo campeão. De tempos em tempos olhava para o velho e, às vezes, percebia que ele estava sentado. Pensou que o adversário estava velho demais para a disputa, e continuou cortando lenha com todo vigor.
Ao final do prazo estipulado para a competição, foram medir a produtividade dos dois lenhadores e pasmem! O velho vencera novamente, por larga margem, aquele jovem e forte lenhador.
Intrigado, o moço questionou o velho:
- Não entendo, muitas das vezes quando eu olhei para o senhor, durante a competição, notei que estava sentando, descansando, e, no entanto, conseguiu cortar muito mais lenha do que eu, como pode!!
- Engano seu! Disse o velho. Quando você me via sentado, na verdade, eu estava amolando meu machado. E percebi que você usava muita força e obtinha pouco resultado.
Aprendendo com a Fábula
Esta fabula nos ensina que o diferencial está no conhecimento. Que a busca constante por conhecimento faz toda a diferença.
Alguns obstáculos na busca por Conhecimento
Acomodação por desmotivação e falta de reconhecimento
A acomodação, desânimo e falta de estimulo leva o ser humano a estagnação. O pensamento é: Para que fazer melhor se o salário será o mesmo e eles nunca reconhecem nosso esforço.
Eu lhe pago para trabalhar, não para ler
Outro aspecto é que em muitas empresas, o fato de alguém estar lendo é encarado como falta de foco. Assim muitos profissionais temem ler durante o expediente, artigos técnicos que poderiam melhorar muito a qualidade e efetividade do seu trabalho.
As consequências
Isto torna a equipe estagnada e com baixa auto-estima. Na verdade deveria ser estimulado a realização de temáticas sobre assunto específicos e apresentados pelos próprios funcionários. Assim todos cresceriam juntos e aumentaria a sinergia da equipe e consequentemente melhoraria o clima organizacional.
Últimas palavras
- Consigo ver a multidão ignorando aquele velho preguiçoso, que ao invés de cortar as árvores, estava amolando o machado(lendo).
- Foco em melhoria contínua: Foi o que faltou ao jovem lenhador.
-
Chego a imaginar até a qualidade do corte, bem ou mal delineado de acordo com o estado do machado.
Elimine os hábitos que não lhe agregam valor e busque o diferencial através do conhecimento.
Não espere começar a chover para cavar o seu poço!
Agradeço por seu tempo e desejo-lhe sucesso profissional, saúde e harmônia familiar,
João Caboclo da Silva Filho