Melhoria contínua e suas metodologias

Melhoria contínua e suas metodologias

Para quem trabalha em área de processos industriais, com certeza, já escutou o termo de PDCA. A metodologia PDCA (Plan, Do, Check and Act) é uma forma muito eficiente de se solucionar problemas que acontecem na produção. Mas por que uma metodologia para isso? Não seria mais fácil apenas juntar os envolvidos e pensar um solução? Com certeza não.

Primeiro devemos entender que PDCA é apenas uma das metodologias que se podem ser aplicadas na solução de problemas. Existem diversas outras, igualmente eficazes, como A3, MASP, DMAIC, 8D/PSP. Cada uma delas desenvolvida para um propósito e aplicação diferente, porém todas com o mesmo intuito de se criar uma cultura e um padrão na resolução dos problemas.

Todas essas metodologias citadas, foram elaboradas com o objetivo de fazer uma análise crítica sobre o processo e posteriormente, sobre o problema em questão. Se utilizando dessas metodologias em conjunto com algumas outras ferramentas muito úteis (entre elas a 5 Whys), pode-se chegar a causa raiz dos problemas. A identificação da causa-raiz é essencial para a solução definitiva dos problemas. Afinal não queremos apenas tapar os buracos, mas sim, que os buracos não ocorram mais. Identificado a causa raiz, a metodologia de solução de problemas se torna imprescindível.

Fazer uso dessas metodologias, é muito mais do que apenas solucionar uma dificuldade ou desvio do sistema. É sim, implantar uma cultura, uma padronização de pensamento para que sempre se atinja os objetivos de forma eficaz e, tanto quanto possível, permanente.

Independente da metodologia utilizada, todas tem o mesmo conceito. Primeiro se analisa o processo, depois se age na causa raiz, se analisa os resultados e, por fim, se analisa a necessidade de uma ação corretiva. Essa linha de pensamento, transmitida aos membros da corporação (e não apenas a gestores), exige que todos envolvidos tenham uma análise crítica sobre o sistema, mais que apenas sobre o problema. Essa cultura, com certeza, deve ser utilizada para todas as áreas da companhia, não apenas a fabril.

A lição que tiramos é de repassar a cultura de raciocínio e análise. Essa sim é a grande “sacada” das corporações.

Vlw Thi abss!!

Alê, tem bastante literatura sobre o assunto, tudo depende do campo de atuação, pois tem livros muito bons conceitualmente, mas difíceis de colocar em prática. Se a tua equipe está realmente muito "cru", o legal é você primeiro pegar algum material de 5S (housekeeping). Técnicas como a de 5S servem para "arrumar a casa" antes de qualquer outra aplicação mais profunda. Ela leva pontos desde organização até de se sentir responsável por todo seu ambiente de trabalho, não apenas de sua tarefa. Se você acha que já consegue aplicar diretamente alguma metodologia PDCA, tem os livros do Vicente Falconi, que são bem fáceis de ler e de aplicar. Em especial eu recomendo o livro Gerenciamento da Rotina de Trabalho. Dependendo da atuação, eu gosto muito da aplicação da metodologia A3, porquê ela é bem visual e faz com que os integrantes sempre vejam os problemas e visualizem possíveis melhorias. Mas com certeza os lovros do Falconi são os mais fáceis de ler. Abraço Alexandre Barros !

Muito legal o topico Thi, tem alguma indicacao de leitura para comecar a desenvolver metodos basicos de como organizar equipe e producao? Trabalho com uma equipe muito reduzida e sem qualquer qualificacao, sofro muito com a falta de responsabilidade e comprometimento da equipe no final acaba sobrando tudo para eu conferir e finalizar! Abs

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Thiago Lopes

  • Antes do reúso da H2O, o uso em sua excelência

    Antes do reúso da H2O, o uso em sua excelência

    Em tempos de crise hídrica escuto muitos "especialistas" debatendo técnicas de reúso. Diversas tecnologias avançadas e,…

  • Responsabilidade compartilhada, entende?

    Responsabilidade compartilhada, entende?

    Se você se interessa por assuntos ambientais ou de sustentabilidade, provavelmente você já deve ter escutado o termo…

  • Hidrelétrica é mesmo uma energia limpa?

    Hidrelétrica é mesmo uma energia limpa?

    Sempre fomos ensinados e acostumados com a ideia de que as usinas hidrelétricas são fontes de energia limpa. O…

  • O 4º "P" da sustentabilidade

    O 4º "P" da sustentabilidade

    Para quem se inicia ou ainda não está super atualizado em sustentabilidade, o tema se resume ao Triple Bottom Line…

    6 comentários
  • Sistemas de Gestão e seus custos

    Sistemas de Gestão e seus custos

    Muito se fala de ISO 14001, OHSAS 18001, ISO 9001, SA8000 e muitas outras diversas certificações ambientais, de…

    6 comentários
  • Em que nível de sustentabilidade estamos?

    Em que nível de sustentabilidade estamos?

    Apesar de sustentabilidade ser um assunto relativamente novo para o mundo corporativo, muitos avanços já podem ser…

    1 comentário
  • Responsabilidade Corporativa como diferencial econômico

    Responsabilidade Corporativa como diferencial econômico

    Na realidade econômica corporativa atual, são raríssimos os casos de empresas que não utilizam de parcerias bancárias e…

  • Hands on!

    Hands on!

    Cada vez é mais comum escutarmos amigos e companheiros de trabalho reclamando sobre a burocracia do mundo corporativo…

  • Carros elétricos são verdes?

    Carros elétricos são verdes?

    Muito se fala do carro elétrico. O mundo verde tomou este item como primordial para o mercado de sentir mais…

    1 comentário
  • Brands & Leadership

    Brands & Leadership

    Leaders must lead. It could sounds obvious, however when we change the perspective from persons and employees to brands…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos