MENOS É MAIS! 5 dicas de como planejar o seu PROJETO 333
Sempre fui muito consumista, daquela que entra na loja procurando algo para comprar, sem mesmo saber o que quer ou o que precisa.
No último feriado, assisti ao documentário Minimalism: A Documentary About the Important Things e fiquei muito empolgada com esse novo conceito de vida. Trata-se de um estilo minimalista, onde se aprende a viver somente com o que é realmente necessário para você. Uma vida mais simples, onde MENOS É MAIS.
Os minimalistas Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus largaram suas carreiras de sucesso no mundo dos negócios, lançaram um livro e um blog e saíram mundo afora pregando essa ideia através de palestras.
Em uma de suas apresentações, Ryan diz: “Imagine sua vida daqui a um ano, dois anos, cinco anos: como ela será? Imagine uma vida com menos: menos posses, menos estresse, menos dívidas, menos descontentamento, menos distrações…agora, imagine uma vida com mais: mais tempo, mais relações plenas de sentido, mais satisfação…isso, que você está imaginando, é uma Vida Intencional. Não é perfeita, não é fácil. É simples. E mais rica. ”
E isso de alguma forma me tocou. Nós estamos sempre buscando ou desejando algo, é instintivo do ser humano. Vivemos em uma sociedade consumista e uma era de desenvolvimento tecnológico absurda.
Em pesquisa recente feita pela SPC Brasil com consumidores brasileiros, mostra que 33% da população compram sem necessidade motivada por promoções, principalmente entre as classes C, D e E. E que 42% dos consumidores entrevistados dizem, ainda, que optam por compras parceladas, a fim de poder satisfazer todos os seus desejos de compra.
O PROJETO 333
Em um dos momentos do documentário, é falado sobre o Projeto 333, criado pela americana Courtney Carver, que é fotógrafa e autora do livro Be More With Less (Seja Mais Com Menos). Trata-se de você usar 33 itens – contando acessórios – durante 3 meses.
Essa tendência vem crescendo cada vez mais. Atualmente, alguns executivos, como nosso “Guru Digital” Mark Zuckerberg vem adotando esse estilo de vida. Em uma de suas entrevistas o criador do Facebook diz: "Eu realmente quero livrar a minha vida, para que possa tomar o mínimo possível de decisões sobre tudo que não for como melhor servir a comunidade". O ex-presidente dos EUA Barack Obama também: varia entre ternos azuis e cinzas.
Muito bem, na hora eu pensei: IMPOSSÍVEL! Como só usar 33 roupas (e acessórios) em 3 meses? Cadê o manual de instruções? (risos)
Comecei a pesquisar mais sobre projeto e achei muitos blogs e muitas matérias sobre o assunto, inclusive já existiam alguns pequenos desafios, que vocês já devem ter vistos. Também há alguns artigos e reportagens sobre o tema: “5 peças essenciais para trabalhar” ou “Como combinar 10 peças do seu guarda-roupa”, entre outras. Isso tudo faz parte do conceito minimalista do Project 333.
MAS POR ONDE COMEÇAR?
Essa foi a pergunta que me fiz quando comecei a ler sobre o assunto.
Eu tenho inúmeras roupas, sapatos e bijuterias que não uso, mas também não consigo me desfazer delas.
Porém, depois de ler mais sobre o projeto - que parece simples, mas é assustador -, comecei a pensar por onde eu poderia iniciar e o que eu deveria fazer para dar start no meu Projeto 333.
Não quero seguir ao pé da letra, o que nem é uma exigência do projeto. Tudo tem que ser de maneira gostosa e leve de se fazer, afinal, o objetivo é aliviar o estresse e ter tempo para se dedicar ao que realmente é importante para sua vida.
Portanto, nada melhor do que começar pelo planejamento, não é mesmo?
A princípio, pretendo executá-lo somente por 30 dias, – preciso de uma fase para adaptação, por favor! - Nessas 33 peças, não vou incluir bijuterias, bolsas nem sapatos, apenas roupas.
Então, vamos às 4 dicas de planejamento para iniciar meu projeto 333:
1 – Organize-se
Pegue todas as suas roupas, coloque em um lugar onde possa visualizá-las. Comece separando as que mais gosta e as que usa com mais frequência, assim já consegue descartar uma boa parte.
2 - Meteorologia
Verifique as condições do tempo nos próximos 30 dias. Isso vai lhe dá um direcionamento de que tipo de roupas deve escolher.
3 – Faça uma lista
Faça uma lista de roupas por categorias, por exemplos: peças de cima, peças de baixo, peças inteiras. Coloque a quantidade que precisará de cada tipo.
4 – Analise
Comece a observar e analisar durante o projeto quais roupas mais usou, quais não e, por fim, veja se realmente precisa delas ou pode se desfazer de uma vez.
Seguindo essas 4 dicas de planejamento, pretendo conseguir concluir meus 30 dias do Projeto 333 sem frustrações e sem estresse. O importante é me sentir bem. Será uma forma de autoconhecimento.
Espero que as dicas tenham te inspirado a começar a pensar e repensar o modo sobre como vivemos hoje e a perceber o que realmente é importante para você. Viver uma vida com propósito é viver uma vida com mais sentido.
“Nada muda, se você não mudar” Leila Navarro
E você acredita em qualidade de vida onde MENOS É MAIS? Deixe seu comentário no post!
Autônoma
7 aAdorei seu artigo, Natália! As dicas são ótimas, fáceis e práticas. Já assisti o documentário e gostei demais, também! É para a gente repensar nos nossos valores. Parabéns! Vou compartilhar.