A mentalidade empreendedora das gerações Z e millennials
As gerações Z e Millennials cresceram em um mundo de rápida mudança tecnológica e uma mentalidade voltada para a inovação e a criatividade.
É claro que uma geração acostumada a um ritmo acelerado e que possui a vontade de fazer diferente também enxergaria o mercado de trabalho com outros olhos. Cada vez mais vemos jovens que decidem abrir sua própria empresa, seja para vender seus produtos ou serviços, seja para trabalhar como freelancer.
Para eles, o empreendedorismo não é apenas uma alternativa ao emprego tradicional, mas uma oportunidade de criar impacto, liberdade e significado em suas vidas profissionais. Valorizam a autonomia, a flexibilidade e a capacidade de seguir seus próprios interesses e paixões acima de qualquer ideia de ficar 8 horas em um escritório.
Uma das principais razões pelas quais os Zs e Millennials estão optando pelo empreendedorismo é a liberdade de escolha que ele oferece. Ao criar seus próprios negócios, eles têm a oportunidade de definir seus horários, escolher os projetos em que desejam trabalhar e moldar seu destino profissional.
Ao contrário de gerações anteriores, a ascensão de jovens pioneiros no empreendedorismo tem ganhado notoriedade: cerca de 8 milhões de jovens brasileiros entre 18 e 24 anos estão à frente de seus negócios, segundo pesquisa do Monitor Global de Empreendedorismo.
O impacto da tecnologia e das redes sociais nessa nova geração de empreendedores
A tecnologia, como esperado, desempenha um papel fundamental na capacitação das gerações Z e Millennials como empreendedores. Acesso fácil à informação, plataformas de crowdfunding (financiamento coletivo), redes sociais e ferramentas de marketing digital que permitem que eles lancem e promovam seus negócios com relativa facilidade e baixo custo. Além disso, as redes sociais proporcionam um espaço para construir uma marca pessoal e se conectar com uma ampla audiência global.
Segundo uma pesquisa realizada pelo site da Exame, não é em qualquer mercado que esses novos empreendedores se interessam em crescer, pois até nisso são criteriosos.
Para eles o que vale realmente é algo que faça sentido para sua vida e para o bem-estar em geral. Por essa razão, os setores em que eles mais investem são:
Recomendados pelo LinkedIn
O futuro do empreendedorismo
À medida que essas gerações continuam a ingressar no mundo do empreendedorismo, podemos esperar uma maior diversidade de ideias, abordagens e modelos de negócios. Eles estão trazendo consigo uma mentalidade de colaboração, sustentabilidade e impacto social, moldando assim o futuro do setor de uma forma mais inclusiva e responsável.
Somando essa atitude com políticas governamentais favoráveis, educação empreendedora e inovadora, que está sendo muito presente no portfólio de grandes instituições de ensino, adoção de novos modelos de negócios, e uma abordagem ágil e digital, essa nova leva de empresários brasileiros estão bem posicionados para explorar um mundo de possibilidades ilimitadas.
Cada vez mais pessoas das gerações Z e Millennials se aventuram no empreendedorismo, estamos testemunhando uma mudança cultural significativa que valoriza a inovação, a liberdade e o impacto social. Empresas tradicionais também podem aprender com essa nova mentalidade, adotando práticas mais flexíveis e centradas no bem-estar dos colaboradores.
O futuro do trabalho está sendo moldado por esses empreendedores jovens, que trazem consigo uma energia renovada e uma visão de mundo mais ampla e inclusiva. Com sua capacidade de transformar desafios em oportunidades, eles estão pavimentando o caminho para um mundo empresarial mais vibrante, sustentável e orientado por propósito.
Seja um parceiro do Ecossistema Ânima e faça parte dessa jornada de formar os futuros líderes e empreendedores do país!
Contribua para transformar o país através da educação.
Saiba mais: poloecossistemaanima.com.br