Meditar para tomar a decisões certas!

Meditar para tomar a decisões certas!

Parar por alguns minutos no decorrer no dia para esvaziar a mente, pode parecer até um pouco estranho, no entanto cada vez mais pesquisas estão sendo realizadas por diversos especialistas comprovando seus benefícios, que não se restringem a vida pessoal de quem pratica, mas também o desempenho alcançado no trabalho.

Ao longo do dia, nossa mente acumula uma grande quantidade de pensamentos e informações, que tornam a nossa visão embaçada, dificultando o raciocínio. Com todo esse volume que nossa mente processa, ficamos cansados e não conseguimos pensar em saídas ou soluções para os problemas e desafios. 

Quantas vezes você já se sentiu paralisado no trabalho? São tantas tarefas e informações recebidas, que precisam ser rapidamente transformadas em bons resultados e você não sabe qual passo tomar, sem conseguir raciocinar  você decide fazer uma pausa para o café e quando volta consegue pensar em como continuar o que estava fazendo?

Quando paramos um pouco, damos uma pausa na nossa atividade e respiramos fundo, desviamos nosso foco do problema e nossos pensamentos vão diminuindo gradativamente. Ao aquietar a mente começamos a enxergar de forma mais lúcida, nossa capacidade de tomar decisões, fica mais assertiva, conseguimos acessar com maior facilidade os conhecimentos armazenados, que nos torna mais criativos e faz com que surjam ideias.

O Exercício da meditação não se resume somente ao ato da respiração, mas também da atenção e concentração. Algumas práticas meditativas sugerem que ao respirar o praticante concentre sua atenção na sua respiração e no corpo, percebendo todas as sensações e sentimentos que causam, sem julgamentos ou críticas.

Uma pesquisa realizada pelo Massachusetts general Hospital (MGH) descobriu mudanças significativas no cérebro ocorridas após oito semanas de prática meditativa com foco na atenção. Foram notadas mudanças, em 27 minutos de prática por dia que afetam locais do cérebro responsáveis pelo aprendizado e memória, noções de identidade, compaixão, ansiedade e estresse.

A Cada dia mais pesquisas sobre o assunto são realizadas, e a lista de benefícios que são encontrados não param de crescer, grandes revistas e jornais destacam seus benefícios. Empresas reconhecidas, como a Google, já colhem seus resultados, e o melhor de tudo é que você pode começar agora mesmo.

Por onde começar? Para começar, separe 15 minutos na sua agenda, escolha um local calmo, onde não será facilmente interrompido, sente confortavelmente, feche seus olhos e se concentre em sua respiração, pense no ar entrando no seu corpo passando por cada parte do seu corpo e saindo, perceba como se sente no processo.

Pratique diariamente, e me conte aqui nos comentários como você está se sentindo, tenho certeza que perceberá grandes mudanças na vida.


amo, sinto muita falta de meditar!!

Jane de Jesus

Professora na Central de Guarulhos

7 a

Diego Nery Diego Bergocce Ilton Fernando Mutchnik Marina Miyasato Carla vejam o que acham do novo texto. =)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Jane de Jesus

  • Dizer "Não"pode fazer bem.

    Dizer "Não"pode fazer bem.

    Se tem algo que sempre ouço com regularidade é a dificuldade que as pessoas têm em dizer “não”. Sempre ouço historias…

  • Qual é o seu talento?

    Qual é o seu talento?

    Quem nunca parou para perguntar: Como encontrar meus talentos? ou Quais são os meus talentos? Primeiramente a ideia…

    6 comentários
  • Como ser mais criativo?

    Como ser mais criativo?

    Muito se houve falar em criatividade nos dias de hoje. As empresas buscam os profissionais mais criativos, as escolas…

  • Como ser bem relacionado?

    Como ser bem relacionado?

    Você já deve ter assistido Curtindo a Vida a Doidado (Ferris Bueller's Day Off – 1986), que conta a história de Ferris…

    2 comentários
  • O Alto custo do stress

    O Alto custo do stress

    Hoje em dia uma palavra de origem do latim Stringere que significa “Opressão” vem tomando muito espaço no nosso…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos