Mentir no currículo pode ter consequências graves
Encontrar um emprego está longe de ser uma tarefa fácil e muitas pessoas fazem de tudo para conquistar a vaga almejada – mesmo que isso implique em atravessar questões éticas. Para aumentar as chances de serem contratados, alguns candidatos mentem em seus currículos e entrevistas de emprego sem achar que serão descobertos eventualmente.
Mesmo em épocas de crise, em que as ofertas de emprego estão menores, não vale a pena arriscar e mentir ou omitir idade, local de moradia, grau de instrução, cursos realizados e outras informações que frequentemente são inventadas, pois isso pode levar a consequências mais sérias.
As empresas têm meios de descobrir as mentiras e são treinadas para fazer o candidato cair em contradição. A pessoa pode até conseguir ingressar na organização, mas fatalmente deixará transparecer a falta de preparação para o cargo. A confiança, que deveria ser a palavra-chave em uma relação entre funcionários e empresa, não pode ser arriscada: quando ela é perdida logo no início da contratação, dificilmente o processo é revertido a favor do colaborador.
Aumentar as habilidades pessoais, a escolaridade ou informar proficiência no inglês estão entre as mentiras mais comuns. Em relação às habilidades e conquistas no currículo, muitas pessoas acham que exagerar ou inventá-las é uma boa ideia, mas perderão o emprego assim que tiverem que colocá-las em prática. Mentir sobre o motivo de ter deixado o último emprego também é arriscado, pois o recrutador pode facilmente entrar em contato com suas referências e descobrir a verdade.
Na maioria dos casos, é possível identificar as mentiras durante a entrevista de emprego, mas sempre existe a possibilidade dos profissionais de RH recorrerem a seus contatos para descobrirem a reputação do candidato no mercado.
Portanto, não se deixe enganar: incrementar o currículo é sempre bem-vindo, mas nada de mentiras que podem te prejudicar futuramente.
“Para ser reconhecido pelo bom caráter é imprescindível prezar pela honestidade”, Autor Desconhecido
Por Letícia Orciuolo
Extraído do Site GGlobal: globalempregos.com.br