Mentoring:muito além de educador corporativo !
Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina. Confúcio.
Um dos principais motivos de falência nas empresas é a falta de conhecimento para tomar novas atitudes. Infelizmente, todos estão sujeitos a erros, mas, quando todo o poder é centralizado em um pequeno grupo de pessoas, a visão geral costuma ser prejudicada. Nestes casos, o mentoring tem o poder de mudar a realidade de uma organização, apresentando novas perspectivas e opções que apenas um profissional antenado ao mercado que está fora da empresa é capaz de notar.
O que é mentoring?
Trata-se de um método de aprendizagem baseado em um relacionamento entre mentor e aprendiz ou mentorado. Este processo exige confiança de ambas as partes assim como compreensão, empatia e afinidade. O mentor deve ser alguém com mais experiência e que tenha uma carreira consolidada. Sua visão deve ser estratégica para contribuir com o mentorado, ampliando o seu campo de conhecimento e percepção.
Mentoring não é consultoria nem coaching.
Ele diferencia-se por ser um método que exige uma compreensão de todas as esferas da empresa para assessorar o dia a dia, diagnosticando e mostrando soluções para os desafios. Mesmo assim, o mentor deve ter habilidades de empreendedor e de coach, pois o seu entendimento de comportamento humano é vital para o aperfeiçoamento. Quais são os principais aspectos desta técnica ?
Frequência
Existem diversos bons exemplos de mentoring na ficção, como Luke Skywalker e seus mestres Yoda e Obi Wan Kenobi. Para que o mentorado seja eficiente, ele deve ser feito de forma constante. Uma reunião ou duas não é o bastante para que o mentor tenha uma boa noção da realidade do seu aprendiz.
Novas ideias
O aprendiz passa a receber ideias e incentivos de uma pessoa que já passou pelos seus problemas. Essa orientação é extremamente valiosa, pois evita que a pessoa cometa alguns erros em suas decisões, que, em muitos casos, podem ser fatais para uma organização. Em tempos de crise, essa parceria é capaz de transformar completamente uma empresa, de dentro para fora.
Crescimento
Em casos em que o mentoring é bem aplicado, a empresa tende a apresentar bons resultados. Quando os gargalos da corporação são identificados e eliminados, a rotina passar a fluir de forma mais natural, evitando processos que exigem mais tempo e dinheiro. Assim, em vez do empresário estar preocupado com que está dando errado, ele passa a voltar sua atenção para o que desenvolver e como desenvolver. Neste sentido, muitos gestores conseguiram tirar seu time da zona de conforto para uma posição de conquista de novos patamares.
Benefícios
Quem recebe a orientação em um processo de mentoring recebe benefícios como autoconhecimento, ajuda profissional e até pessoal. Além disso, pode desabafar com um conselheiro, conhecer outros pontos de vista, estabelecer novos valores e prioridades, desenvolver novas habilidades como profissional que busca a alta performance, gestor e líder.
Vale lembrar que o mentor não decide nada. Ele estabelece o relacionamento, faz perguntas, estimula, encoraja e busca auxiliar na construção da sabedoria do mentorado. O aprendiz é o responsável pelas decisões. Esse é, resumidamente, um processo de orientação. Cabe ao orientado, identificar o que é aproveitável e aplicável no dia a dia da empresa e nas suas funções. Ao mentor, cabe o papel de apoiar as decisões, principalmente as mais difíceis.
E você ? Tem experiência com técnicas como o mentoring? Compartilhe sua opinião !
Marcelo Pirani - Jornalista, Palestrante e consultor. Especialista em treinamentos com foco em Liderança e Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance. Sócio- Diretor da Cenarium Training & Coaching. Co-autor do Livro "Ser Mais com Treinamento e Desenvolvimento". Atua como Associado em diversas consultorias internacionais.
Site : www.cenariumtraining.com.br
E-mail: marcelopirani@cenariumtraining.com.br
Linkedin: marcelopirani