Mesmo com desafios, é possível vencer: a força do empreendedorismo brasileiro!

Mesmo com desafios, é possível vencer: a força do empreendedorismo brasileiro!

Quem acompanha meus artigos, sabe o quanto sou crítico dos desafios impostos diariamente ao empreendedor brasileiro. 

Da alta carga tributária – que deve perseverar mesmo após o andamento da Reforma, haja vista que o IVA nacional, com alíquota esperada na casa de 26,5%, se coloca como um dos maiores do mundo –, ao excesso de burocracia, passando pela infraestrutura deficitária, as dificuldades no acesso ao crédito e os problemas educacionais que impactam na formação de mão obra especializada; estes são apenas alguns dos obstáculos que fazem parte do cotidiano daqueles que assumem o sonho de abrir um negócio no Brasil.

Esse contexto pouco amigável ao empreendedorismo é uma das justificativas que, por sua vez, explica o fato de que, segundo o IBGE, 1 em cada 5 empresas fecha após 1 ano no Brasil. 

Mudar esse cenário é crucial para o avanço do país. Afinal de contas, a iniciativa privada é, sem dúvidas, a principal força responsável pela geração de inovação, emprego e renda nas nações desenvolvidas.

E, se você tem dúvidas sobre essa afirmação, basta observar alguns indicadores do próprio ambiente de negócios nacional. Só em 2023 e apenas considerando o espectro das micro e pequenas empresas, 1,1 milhão de postos de trabalho foram criados no Brasil no ano passado graças aos pequenos empreendedores, segundo levantamento do Sebrae.

Também de acordo com o Sebrae, as PMEs são responsáveis por mais de 27% do Produto Interno Bruto Nacional, ao passo que o ambiente empresarial é fundamental para o desenvolvimento de novas tecnologias no país: a FGV, nesse sentido, indicou que considerando somente o ano de 2021, a digitalização da economia brasileira avançou o equivalente a 4 anos. 

Em outras palavras: mesmo com todos os desafios, o empreendedorismo, ano após ano, mostra a sua resiliência no Brasil. 

Por consequência, pode-se também afirmar que um país que estimula a abertura de novos negócios e a competição saudável é também sinônimo de uma sociedade que oferece melhor qualidade de vida para a sua população, a partir da geração de oportunidades, do impulsionamento da mobilidade social e do surgimento de novas tecnologias que trazem mais comodidade para o dia a dia de todos.

O exemplo do sucesso pode estar do seu lado   

Como é possível observar, a força do empreendedor brasileiro se demonstra a partir de sua capacidade de superar tantas adversidades que lhe são impostas por um Estado e um poder público ineficientes. E essa capacidade de superação fica clara no universo dos pequenos negócios.

Certamente, se você pesquisar em sua vizinhança, poderá colher uma ou mais histórias de pequenos empreendedores que, a custo de muito empenho, compromisso com clientes e crença no propósito de seus negócios, estão prosperando e contribuindo com o avanço de suas regiões e comunidades.

Como exemplo pessoal, a pré-escola em que minha filha estuda – Ludi Domus – completou recentemente 33 anos de acolhimento, respeito às individualidades das crianças e construção pedagógica voltada ao desenvolvimento infantil pleno. 

Tamanha história só é possível também em virtude do envolvimento direto de empreendedoras que acreditaram na missão e valores da escola e que, por tudo isso, deixam um legado positivo na vida de centenas de crianças e futuros cidadãos e cidadãs de nosso país. 

Essas pequenas sementes, espalhadas por empreendedores em todo o território nacional, são a prova de que empreender vai muito além da simples geração pessoal de riqueza: quando há propósito envolvido, o empreendedorismo transforma vidas, ao impulsionar o desenvolvimento não só econômico, mas também social e humano.
Milton Tosta de Melo

Power BI | Business Inteligence | Analista de Dados | Dataviz | Storytelling | Controladoria

3 m

Excelente artigo Wellington Calobrizi com certeza o empreendedorismo é transformador!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos