Metanoia
As grandes mudanças acontecem de dentro para fora, não há dúvida. Descobri isso aos 35 anos de idade, quando o mundo espiritual passou a ser real para mim. Lembro bem daquele ano de 2001, cheio de descobertas e mudanças. Novos amigos, novos princípios e valores se instalando em minha casa e uma nova percepção de que existia um outro tipo de vida fora da sociedade onde nasci e me criei. Porém, a minha revolução interior apenas começava.
Quatro anos depois foi o meu “turning point”, quando tudo virou de cabeça pra baixo. Descobri que era roubada há algum tempo na minha empresa por uma pessoa que eu ajudei muito e me deixou uma grande dívida. Recebi notícias muito difíceis de superar no âmbito familiar. Vivia um casamento ruim, cheio de mágoas e cobranças de um passado não perdoado. Eram problemas de todos os lados e minha pouca fé não me permitia ver que era a “faxina de Deus” na minha vida, quando tudo o que vinha errado precisava ser limpo e restaurado. Precisavam haver novos começos mas eu não entendia e me perguntava antes de dormir “Que loucura é essa? Agora que encontrei Deus, minha vida ficou um caos?”
E a arrumação continuou. Pedi separação do meu marido, reformei o apartamento, viajei muito, ocupei cargos altos na profissão e de toda forma eu procurava preencher esses vazios, por não entender que já era o agir Dele. No ano de 2006 eu quis morrer e nascer de novo várias vezes. Vivi uma montanha-russa emocional que só eu sei. Poucas alegrias se alternavam com mais decepções. E somente quando essa turbulência toda terminou, quase um ano depois, e as coisas voltaram cada uma ao seu devido lugar, comecei a entender, verdadeiramente, o sentido de tudo isso.
Lendo a Bíblia (Ezequiel 37;2-10), me deparei com o texto sobre o vale de ossos secos onde vi esperança; vi que não há nenhuma situação que Deus não possa transformar. Nem mesmo a morte é mais poderosa que Deus! Jesus venceu a morte, ressuscitando após a cruz.
O vale de ossos secos foi uma mensagem de esperança pra mim. Em uma visão, Deus levou o profeta Ezequiel para um vale cheio de ossos humanos. Os ossos estavam lá há muito tempo e estavam muito secos. Deus perguntou a Ezequiel se os ossos poderiam voltar a ter vida, mas Ezequiel não sabia a resposta. Então, por ordem de Deus, Ezequiel profetizou sobre os ossos secos, dizendo que iriam receber vida nova. Nesse momento, os ossos se mexeram! Esqueletos se juntaram e surgiram tendões, músculos e pele sobre eles. Mas os corpos ainda não estavam vivos. Então Deus mandou Ezequiel profetizar outra vez, chamando o espírito de vida para entrar nos corpos. Assim, os corpos ficaram vivos, se puseram de pé e se tornaram em um grande exército! Então entendi não seria possível que Deus nos colocasse na Terra apenas para trabalharmos, ganharmos dinheiro, juntarmos bens e riquezas, competirmos com nossos semelhantes na busca de algum espaço na sociedade, nos cercarmos e amigos, gerarmos filhos e depois, cansados e machucados, morrermos.
A Bíblia nos diz que o verdadeiro propósito da vida está em descobrirmos o nosso relacionamento com Deus, pois somos seres trinos: corpo, alma e espírito. O nosso corpo é físico. A nossa alma é o que abriga nossos sentimentos humanos uns pelos outros e o nosso espírito é o que nos liga a Deus. E foi nessa descoberta que decidi ter esse encontro real com o Criador, e a partir disso desenvolvi um novo sentimento de amor por tudo e por todos, especialmente pela família, a base de tudo.
O Espírito Santo de Deus é tão real quanto o ar que respiramos. Não vemos, mas podemos senti-lo se O buscarmos. Eu não sei se nesse momento você vive um momento de turbulência como eu vivi, mas desejo de todo o meu coração que você possa ter esse encontro real com Deus, aquele que te criou, te formou e conhece cada pedacinho de seu coração. Que Ele se revele para você; que possa falar no seu ouvido e direcionar a sua vida. Eu desejo que você tenha amigos verdadeiros, daqueles que você contará em qualquer circunstância. Eu desejo que seu marido/esposa continue a ser um eterno apaixonado (a) e cuide bem de você. E se não tem marido/esposa ainda, eu desejo que o Senhor te prepare esse companheiro amigo e fiel, que te ajude a crescer espiritualmente como o meu me ajuda até hoje, com sua imensa fé e dedicação ao Senhor.
Eu desejo que sua família viva saudável, longe das drogas e das influências dessa sociedade vazia. Eu desejo que você consiga seguir em frente superando as saudades das pessoas que perdeu pelo caminho. Eu desejo que você parecendo fraco, seja forte. E que sendo forte seja exemplo para quem te cerca. Eu desejo que teu coração transborde de alegria simplesmente ao saber que Jesus Cristo, o filho de Deus, te ama muito e recolhe cada lágrima sua cada vez que chora. Eu desejo que todos os seus desejos mais íntimos se realizem e que você cresça cada vez mais em amor como pessoa, e que jamais, jamais, jamais esqueça que tem um Deus, que em qualquer tempo ou lugar, estará ao seu lado, pronto a te levantar de qualquer vale, e dar vida aos ossos secos.