Meu Bolso em Dia Febraban dá dicas para começar o ano sem dívidas
Com o mês de dezembro chegam diversos gastos extras, como presentes, ceia de Natal e Ano-Novo, viagens de férias e celebrações. O comércio aposta em promoções, o que leva muita gente a comprar por impulso e a gastar mais do que pode.
A entrada de dinheiro extra, como 13º salário, comissões de vendas, bônus e PPR (participação nos lucros e resultados), traz alívio imediato ao bolso, mas é importante considerar que, logo após o período das festas, há outros compromissos, como IPTU, IPVA, material escolar, matrículas e seguros.
Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira da Febraban, lembra que, com um pouco de planejamento, é possível consumir com consciência, sem precisar recorrer ao rotativo do cartão ou contrair empréstimos, começando 2025 com as contas em ordem.
“Diferenciar desejos de necessidades e planejar os gastos de maneira equilibrada ajuda a começar 2025 sem dívidas. Ninguém fica endividado por querer, mas há situações que podem levar ao endividamento. Com orientação financeira é possível aproveitar ao máximo o recurso extra que entra no final de ano e celebrar, sem se endividar”, afirma o diretor.
A seguir, confira as dicas do Portal meu Bolso em Dia Febraban para aproveitar o final de ano e entrar em 2025 com as contas no azul:
1. Reserve parte do 13° salário
O 13° é uma ajuda extra no final do ano, mas antes de comprometê-lo com presentes, separe uma parte para quitar dívidas ou antecipar despesas do início do ano. Tente, ainda, guardar ao menos 30% dele para formar uma reserva de emergência. Se você é autônomo e não recebe o 13º salário, organize-se para reservar dinheiro ao longo do ano e criar sua própria “reserva de 13º”. Assim, terá um alívio para lidar com os gastos extras dessa época.
2. Estabeleça um limite de gastos
Determine o quanto pode gastar com presentes, viagens, decorações e itens para a ceia. Para ajudar a se organizar, use uma de nossas planilhas gratuitas.
3. Divida os custos com a família
Nas celebrações, divida os custos entre os convidados, ou aposte em uma ceia colaborativa, em que cada um traz um prato, garantindo uma mesa farta e diversificada. Veja algumas ideias para gastar menos no Natal e Ano Novo no portal meu Bolso em Dia.
4. Controle os gastos com presentes
Presentear quem amamos é uma tradição especial do Natal, mas priorize itens simbólicos. Outra opção é organizar um amigo secreto, reduzindo a quantidade de presentes e deixando a celebração mais divertida.
5. Faça você mesmo
Coloque a criatividade em ação e crie presentes personalizados. Essa iniciativa demonstra cuidado e carinho, tornando o momento ainda mais especial. Vale lembrar que peças produzidas artesanalmente estão em alta no mercado e, se forem feitas por você, ganham ainda mais charme. Busque ideias e receitas DIY (Do It Yourself, ou Faça Você Mesmo) no YouTube e no Pinterest.
6. Conquiste uma renda extra
Para quem não tem emprego fixo, o final de ano traz novas oportunidades de renda. Se você tem habilidades na cozinha, por exemplo, a demanda por esses serviços também costuma ser maior no final do ano. Monte um catálogo virtual de produtos e serviços e planeje novas formas de chegar aos seus clientes potenciais e vender mais.
7. Invista em experiências como presente
Se o orçamento está apertado, considere dar experiências em vez de objetos, que podem ser de baixo custo e se tornar presentes memoráveis.
8. Fique de olho em cupons e cashback
Nas compras online, você pode economizar com cupons de descontos ou sites que oferecem cashback. Mas atenção: antes de comprar, verifique sempre se o site é seguro e se a loja é confiável, para não cair em golpes. Outra dica é não se empolgar com as promoções para ganhar cashback e acabar gastando mais do que gostaria.
9. Evite acumular parcelas
Prefira pagar à vista valores menores e use o cartão de crédito com moderação para compras maiores. Anote as parcelas para não perder o controle e pague sempre a fatura em dia para evitar juros.
10. Repense o seu estilo de vida
Reflita se está vivendo dentro de um padrão que cabe no seu orçamento. Muitas vezes, dar um passo atrás é importante para reorganizar as contas, prevenir o superendividamento e conseguir guardar algum dinheiro para realizar seus projetos.
--
1 semFalta atuarem dentro das conformidades contratadas, o Banco Inter, sempre tentando prejudicar sua vida financeira, o presidente Rubens Menin, NUNCA atua para verificar a cédula de crédito bancário número 201409737, emitida pelo Banco Inter em 17 de novembro de 2014, recebi o contrato e a planilha contendo às 120 parcelas FIXAS, o Banco Inter criminosamente NUNCA atendem dentro da conformidade, mas atualmente de forma irregular como quadrilha, onde desde o cartório do primeiro ofício de imóveis de Campo Grande MS, mesmo na intimação da averbação, subscrevi nesse documento que contratei parcelas FIXAS, e o Banco Inter subiu parcelas, não respeitando o contratado, na parcela 56 os valores eram de uma instituição financeira que atua para roubar seu imóvel utilizando CNPJ inexistente tanto no contrato como na averbação, averbou em número de contrato inexistente, averbou sem apresentar justificativa dentro às conformidades contratadas, estou denunciando os crimes cometidos por essa política criminosa, a lei da cédula de crédito bancário determina a obrigatoriedade de respeitar conformidades contratadas, estou denunciando a mais de dez anos ao Banco Central, a Polícia Federal, a Comissão de Valores Mobiliários, a Conselho Fiscal do banco