Meu pé de tomate me ensinando marketing.
Hoje estava caminhando no jardim, me deparei com meu pé de tomate dando frutos.
Logo me veio a cabeça uma analogia que precisamos ter em mente no marketing digital.
É lindo postar que não precisa de conteúdo para vender, que vai ficar rico ostentando carrões que muitas vezes são alugados, casas lindas que não são suas, ou as vezes é tudo seu, mas cada um tem uma história e as oportunidades mudam de pessoa para pessoa.
Aprendi ao longo destes 51 anos que faço dia 22 de setembro, que a vida é uma gangorra, um dia estamos em cima, e no outro podemos estar embaixo, o importante é não sair da gangorra sem equilibrar o peso das duas pessoas, caso contrário vai derrubar quem está na brincadeira com você.
Essa deve ser a relação contratante, contratado, precisamos buscar um equilíbrio para ambos terem sucesso.
A isso dou o nome de relação ganha, ganha...
O imediatismo por muitas vezes toma conta da vontade de colher o fruto antes do tempo, ou mesmo sem mesmo, plantar a semente.
O marketing digital, virou bola da vez e se você está fora do digital, está fora do jogo, em pouco tempo seu negócio será engolido pelas suas concorrentes que sabem jogar o jogo digital.
Depois de muito estudar sobre marketing, vendas, Customer Success, storytelling, growth hacking, social selling, copywriting, inside sales, inbound marketing outbound marketing, desenvolvimento pessoal (PNL) e muitos outros assuntos relacionados ao meu mercado.
Cheguei a uma metodologia para aplicar o marketing nas empresas.
Vou deixar aqui 5 passos que desenvolvi para serem meus pilares nesta metodologia.
Vamos a eles:
Definir para quem vendemos é uma das coisas mais importantes no marketing, sempre pensamos no ICP (Perfil de cliente ideal), porém para ser mais coerente, podemos definir uma #persona, que seria o cliente ideal com características semelhantes aos que buscamos para vender nosso serviço, ou produto.
Toda empresa que atua no digital, precisa ter processos que gerem dados, estes dados serão usados para buscar melhorias, para analisar e tomar decisões.
Recomendados pelo LinkedIn
Uma empresa sem processo, pode se perder e não saber a direção correta que precisa seguir para atingir seu resultado.
Traçar a jornada do cliente é uma forma de antecipar os passos, entendendo como podemos levar o lead na jornada de compra, alinhando a comunicação, reforçando o alinhamento estratégico, nutrindo o lead e avançando as etapas até o fechamento do primeiro ciclo, transformar alguém interessado em comprador.
Existem várias estratégias para fazer isso acontecer: Inbound, Outbound, Indicação, Influencers etc.
Mesclar estratégias atualmente é tão importante quanto alinhar marketing e vendas como um entregando no outro em uma via de mão dupla.
Precisa de ferramentas que te ajudem a realizar ações, seja de marketing, vendas ou relacionamento, isso pode te ajudar a automatizar tarefas e aumentar as oportunidades, dependendo da ferramenta pode até mesmo vender no automático, mas tenha em mente que mais importante que vender, também é reter o cliente comprando, seja em forma de up sell, cross sell, sempre pensando que o pós-venda pode ser uma nova oportunidade de vender algo mais para a sua própria base.
A distribuição dos conteúdos atualmente é algo valioso, tem poder quem tem a atenção do impactado pelo seu conteúdo, devemos construir conteúdos com foco no objetivo que queremos com ele.
Nada deve ser por acaso, precisa gerar interesse, nada melhor para gerar interesse que falar do problema, mas antes de tudo deve entender se seu produto/serviço, resolve tal problema.
Atualmente a entrega orgânica das redes sociais por exemplo está muito aquém do que desejamos, dai a importância de usar as mídias pagas para impactar mais pessoas e poder escolher para quem mostrar seu conteúdo.
Se fizer uso de boas práticas, conteúdos relevantes, vai construir uma audiência que futuramente serão consumidores dos seus produtos/serviços.
Assim como o pé de tomate, teve que plantar a semente, esperar crescer, dar a flor, sair o fruto e aguardar para colher maduro, seus clientes precisam ter este cuidado, não se vende no primeiro contato, não se vende na rede social apenas, se vende quando temos um caminho, uma jornada e um objetivo que já foi desenhado para levar o lead ao longo da jornada de compra.
Pense nisso ao fazer seu próximo post, qual objetivo que esse conteúdo pode impactar meu prospect para que ele tome a ação que desejo?
Espero ter ajudado na reflexão sobre a importância de ter o pensamento voltado para alinhar os passos para uma venda consultiva e que tenha benefícios para ambos os lados.
Seja feliz, Sucesso.
Um Abraço, Márcio Canto