meus maiores aprendizados de 2023
o Brasil é o país que aplaude a mediocridade e critica o sucesso!
como já dizia Tom Jobim: no Brasil, sucesso é a maior das ofensas pessoais.
a maioria das pessoas, simplesmente, não irão aceitar que vieram do mesmo lugar que você ou tiveram as mesmas condições que você. e, ainda assim, você avançou enquanto elas se mantiveram estagnadas.
sucesso é aquilo que todo mundo quer ter, mas nem todo mundo está disposto a pagar o preço e, quem vai lá e faz, é apedrejado por ter vencido na vida!
as críticas desconstrutivas não vão te abalar se você souber bem quem você é!
importe-se apenas com a opinião de quem é uma referência para você, tenha um ciclo de amigos que jogam sempre a régua pra cima e que são sinceros quanto aos seus erros e acertos.
por isso, busque autoconhecimento, quem se conhece antecipa o que faz mal e o evita. sabe o que faz bem e quais são suas habilidades e os potencializa. cuida do seu lado sombrio e busca a evolução como ser humano.
quando te elogiarem, você saberá agradecer com os pés no chão. quando falam do seu ponto fraco, você irá pensar: “tenho esse defeito mesmo, essa pessoa tem razão" e irá buscar melhorar. e quando falam algo que não é verdade, você apenas irá pensar: "não, eu não sou isso"... e segue a vida, também.
e ainda chegará um momento em que você irá desejar a cura aos críticos, pois sabe que todo ataque, na verdade, é uma confissão.
a nossa cabeça é muito, mas muito limitada quando o assunto é enxergar as oportunidades que o mundo nos proporciona.
achamos que tudo o que existe no mundo é aquele negócio, aquele nicho, aquela pessoa, aqueles amigos, aquele lugar que nascemos ou aquela empresa que trabalhamos… mas não. o mundo é muito maior que isso. o mundo é abundante! e quanto mais você aprende e busca conhecimento… mais você se toca que te falta conhecimento, repertório e vivência, isso fará sua sede por crescimento ser ainda maior.
a realidade não vai se adaptar às suas vontades, você quem precisa se adaptar à realidade.
por isso, escolha bem o seu ciclo de amizades, onde estará inserido: seja em qual nicho, mercado, grupos de negócios ou mesmo quem você deixa entrar na sua vida pessoal. vivemos em tribo e sempre terá um grupo em que você irá se identificar mais e essa adaptação será mais fácil e demandará menos esforço. em suma, escolha bem as batalhas que vai comprar e se precisar encerrar ciclos, não hesite, apenas o faça. além de libertador, te faz crescer, amadurecer e ser mais independente.
Recomendados pelo LinkedIn
para cliente nunca se fala não, se atende demanda e dá preço.
uma coisa é o que o cliente precisa, outra é o que ele quer. façam muitas pesquisas com o seu cliente, se baseiam em dados e não queiram mudar o ser humano, porque não vai dar certo.
não seja apaixonado pela sua ideia ao ponto de achar que sabe mais o que o seu cliente quer do que ele mesmo. têm muita gente querendo comprar ou precisando do seu conhecimento. muita. mesmo.
mas converse sempre com as pessoas, antes de escrever em pedra o seu plano inicial de produto/serviço/negócio, pois ele irá mudar ao mapear a sua persona. e pra melhor, já que será focado no cliente e não no que você acha que o cliente quer.
independente se você é empreendedor ou CLT, quando você tem espírito de dono, você irá se destacar!
você vai se preocupar mais do que o colaborador que vai somente para bater ponto, isso te dará uma visão integrada do negócio, você se manterá em constante busca por crescimento e irá se preocupar com o objetivo principal da empresa: lucro líquido. você sempre irá buscar assumir mais responsabilidades, mesmo aquelas que não são suas, e tá tudo bem, porque isso fará toda diferença na sua carreira.
a sua busca por conhecimento, atualizações, imagem pessoal e criação de conteúdo em suas redes sociais como uma vitrine de quem você é como profissional, devem ser a mesma, independente, se você é CLT ou empreendedor.
acordar cedo com o pensamento que é o seu próprio chefe, que até a construção da sua carreira deve ser vista como um investimento contínuo e diário é muito desafiador. mas vale a pena! você precisa querer ser visto como um profissional raro e que as empresas queiram te ter como colaborador e não o contrário. e precisa fazer isso acontecer.
até o quanto você é intencional nas pequenas escolhas irá determinar como será a sua vida
o quanto você planeja seus objetivos em mini passos até que consiga fazer o todo? o quanto seus dias tem significado na construção do que você almeja? o quanto você executa aquilo que planejou e vai reavaliando se aquele plano é eficaz ou não? muitas pessoas trabalharam muito a vida inteira sonhando em enriquecer e não conseguiram, porque trabalhar muito é diferente de trabalhar certo! não deixe o automático tirar de você a visão estratégica que te faz chegar mais próximo do seu sonho.
não importa o quanto as pessoas são más com você, busque fazer de todos os problemas um combustível para ser exatamente o contrário!
foi, justamente, o fato de eu odiar a minha realidade que me moldou e me deu forças para me reconstruir como pessoas, com novos valores, novos conceitos, novas referências.
Não querer ser mais uma na estatística foi fundamental na construção da profissional que eu sou hoje e foi, justamente, ter tudo certo para dar errado que fez de mim o meu pior algoz ao ponto de eu não ter espaço para errar.
Planejamento Financeiro
12 mO 1º estamos bem juntos nisso!