Meus primeiros 150 dias ajudando a transformar a área de Gente da Ambev
People Transformation Logo - Anheuser-Busch InBev

Meus primeiros 150 dias ajudando a transformar a área de Gente da Ambev

Para começar, esse é meu primeiro artigo no Linkedin. Me inspirei em uma tarde de quarentena, tomando um mate e fazendo uma reflexão interna. O objetivo aqui é compartilhar um pouco dos meus aprendizados e experiências pois acredito cada vez mais na colaboração e na conexão (mesmo que virtual) com as pessoas.

Faz 150 dias que aceitei um novo desafio. Sem saber todos os detalhes, eu fui lá e fiz como diz o slogan ambeviano: Challenge Accepted. Aceitei o desafio e hoje estou no time global de People Transformation, liderando dois squads. E foi abraçando um novo desafio em uma função nova que eu amadureci e aprendi muito! Como é bom sair da nossa zona de conforto e descobrir o novo.

Um pouco do que eu aprendi até agora:

#1 - Eu aprendi a trabalhar com equipes globais. Eu já trabalhava com equipes da América do Sul, mas agora realmente meu time é totalmente global. Nas minhas reuniões diárias (vulgo daily) eu estou em contato com pessoas da Bélgica, Índia, Estados Unidos, Holanda, Argentina, Rússia e por aí. E assim começa o primeiro desafio: fuso horário. Quando falar com as pessoas, quando acionar no chat para tirar alguma dúvida, quando é feriado nacional ou não é.

O meu maior aprendizado nesse sentido é a escuta ativa e a construção de relacionamento. Eu valorizo momentos de “ice breaker” no início das reuniões para estabelecer uma conexão. Um pouco mais do que “Hi, thanks for joining...”. É importante construir uma relação de confiança e de parceria mesmo com pessoas que estão do outro lado do mundo. Assim tudo flui muito melhor no dia-a-dia.

#2 - Outro ponto que me desenvolvi é com relação a segurança psicológica e capacidade de aprender e reaprender. Escutei muito do meu gestor com relação a isso, que está tudo bem se você falar “não sei, vou descobrir” para as perguntas que aparecem de todos os lados. Um exemplo prático é que hoje estamos (re)construindo a arquitetura de jobs (cargos) de toda a companhia e é algo super novo para mim e eu estou liderando o squad, assumindo riscos e aprendendo muito com o time que trabalha comigo. E isso é que me desafia: aprender fazendo, explorar o novo, buscar as respostas com entusiasmo e ir além do esperado.

#3 - Ah, é muito legal falar inglês todo dia. E ir ganhando mais fluidez e naturalidade ao longo do caminho (e dos muitos calls). Os estilos de comunicação, mesmo que no mesmo idioma, são muito diferentes de acordo com a nacionalidade e a cultura. Aprendi que se alguém de tal país é duro e direto ao dar um feedback em uma reunião com 30 pessoas não quer dizer que é algo pessoal. E se alguém de outro país não participar da discussão pode ser bom eu perguntar a opinião para criar um momento de fala no grupo. Entender as diferenças culturais e como lidar com elas, desde como abordar um assunto em um email e como se adaptar ao destinatário é um grande aprendizado.

#4 - Não poderia deixar de falar sobre como está sendo interessante viver uma rotina agile (buzzwords né minha filha). Ter a daily meeting, programar e fazer acontecer os sprints conectar o business com o squad como PO (Product Owner) tem sido uma experiência incrível. Ser ágil para incorporar feedbacks de um dia para o outro, testar pequeno e aprender com os erros, melhorar a solução um pouquinho a cada dia sabendo que não será perfeito ou o mundo cor de rosa.

Estou muito feliz em fazer parte de uma transformação de processos, produtos e sistemas da área de Gente. Mas estou ainda mais feliz em conseguir impactar a vida das pessoas que trabalham na Ambev (e Ab-Inbev no mundo) através do desenho de soluções inovadoras que buscam transformar a experiência do nosso time. O propósito me move e me faz crescer como profissional todos os dias.

Quanto a minha transformação e aos meus aprendizados, sigo com a mente aberta e a expectativa pelo que está por vir! If not now, when?

Let’s enjoy the journey and have fun. Cheers!

No alt text provided for this image


mariana pimenta

Global executive coach. Inviting leaders to ask more than tell. Learning. Connecting. Sharing.

3 a

Adorei Julia. Vc escreve bem e au adoraria ver mais artigos. BTW... esse artigo ja ta fazendo um ano de aniversario. Que tal vc compartilhar a versao 2021? :) (assinado: sua coach chata)

Amei o relato, Júlia!

Adolfo Usier

Solo Founder, CEO & CPO at NEURA AI | 8x Startup Founder | 22+ Years Building Ground Up Ventures | Law Firm Partner | Rs, Py, Js | Systems Architect | Full Stack Engineer | Building Next-Gen AI Systems

4 a

Keep it up

Brian Palma

Founder and CEO at RISE Marketing Agency | Social Media Growth Specialist 🚀| Obsessed with Greatness!

4 a

Great work!

Patricia Focchi

Psicóloga clínica e organizacional | Mentora de Carreira e Líderes| Orientação Profissional e de Carreira| Business Partner | Especialista em Cultura e Inovação| Consultora Projetos Sociais

4 a

Adorei suas reflexões e experiências!Sucesso!!’

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Julia Schoffen

  • Minha experiência: imersão em inovação em Israel

    Minha experiência: imersão em inovação em Israel

    Shalom, pessoal! Nas últimas semanas, tive a oportunidade de conhecer a cultura e o ecossistema de Israel através de…

    12 comentários
  • Sobre pessoas e jornadas

    Sobre pessoas e jornadas

    Como diz a música que me acompanha em todos os novos ciclos: "every new beginning comes from some other beginning's…

    102 comentários
  • Sobre tirar do papel um projeto especial e criar um clube do livro

    Sobre tirar do papel um projeto especial e criar um clube do livro

    Eu sou apaixonada por livros desde pequena. Orgulhosamente, sou da Geração Harry Potter e atualmente leio em média 6…

    11 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos