Micro Learning

Micro Learning

No mundo de educação corporativa não se fala em outra coisa, Microlearning.
Esse novo modelo de treinamento veio com toda força, também os números estão todos a seu favor.

 As pessoas hoje acessam seus celulares em média 9 vezes por hora, uma página na web tem de 5 a 10 segundos para captar a atenção de quem a vê, e a maioria das pessoas perde a concentração em vídeos com mais de 4 minutos. Os dados da Deloitte impressionam e pressionam em direção ao novo modelo.

Micro Learning são treinamentos dados em pequenas partes, um conceito por vez, por exemplo. Desta forma quem aprende pode focar somente no que realmente precisa. Usualmente são vídeos de 1 a 4 minutos. Podem ter alguma interatividade ou não.

As empresas gostam: menos tempo longe do trabalho, treinamentos mais enxutos, feitos em mobile ou computador (sem necessidade de deslocamentos) e ainda podem usar plataformas colaborativas, bem ao gosto dos novos tempos.

Mas é preciso esclarecer, embora funcione realmente para muitos temas e aspectos do aprendizado profissional, não se aplica a temas e habilidades mais complexas. Já imaginaram aprender a fazer cirurgia via microlearning, não ia funcionar...

Micro Learning pode ser muito positivo e trazer resultados claros quando aplicado em seu potencial: conceitos, treinamentos de novos produtos que não tem alta complexidade, como tutorial para realizar tarefas específicas em sistemas e aplicativos.

Outra situação em que o novo processo cai bem é no reforço de treinamentos maiores. Após um período, o profissional vai recebendo como que pílulas de conteúdo relacionado, mantendo-o sempre atualizado e em contato com o assunto.

Temos então mais uma ferramenta, e das boas, para nos auxiliar no desafio de fazer aprendizado profissional cada vez mais eficiente e interessante.

Veja mais sobre o tema em nosso BLOG!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos