MIMADISMO x MATURIDADE
Temos muitas características em nossa personalidade que nos impulsionam, mas quando temos características que nos limitam, é bom saber que a personalidade pode ser montada, copiada, reorganizada, reconstruída. Temos o dom da flexibilidade e da mudança, não é porque reagimos de uma determinada forma até hoje, que precisamos continuar assim. Mudanças são possíveis à medida que são desejadas, decididas e agimos de maneira adequada ao que queremos.
Nos dias de hoje há uma característica muito comum que é pouco admitida, mas muito limitante: O MIMADISMO. Esse traço de personalidade contribui para que a pessoa não se adapte nas circunstâncias da vida e também não se desenvolva frente a elas. A pessoa sofre muito e não desenvolve todo o seu potencial de realização, pelo contrário vive se frustrando. É uma armadilha em que a pessoa fica presa em uma imaturidade emocional e de pensamento que não é condizente com sua idade, experiência de vida e profissional.
A “personalidade mimada” nasce de duas formas: Na primeira, há pessoas que não foram mimadas na infância e ficam revoltadas com isso. Na segunda forma, existem pessoas que foram mimadas na infância e ficam revoltadas em crescer, simplesmente não aceitam isso.
Geralmente a pessoa não reconhece ou não tem consciência de que está sendo dominada pela personalidade mimada. O primeiro passo para se livrar dessa armadilha é tomar consciência dessas características que agem como inimigos silenciosos e destrutivos. Para saber se está agindo com mimadismo veja as características abaixo:
Todo mimado quer que o mundo gire em torno de si e quer que as coisas aconteçam do seu jeito, na sua hora. Supervaloriza os seus desejos. Não gosta de ouvir “não” e nem se diz “não”. Não aceita disciplina e nem regras. Não aceita que as coisas têm hora. Quer tudo como imagina. O mimado acha que não pode ser contrariado. Não tem o pé no chão. Vive num mundo sonhador imaginando aquilo que acha ideal.
O mimado não sabe lidar com as pessoas do jeito que elas são, quer que elas sejam do jeito que ele quer. Não sabe lidar com os defeitos alheios e não aceita a limitação do outro. Gosta de comandar e não gosta de ser mandado. Tem dificuldade de aceitar críticas e o jeito dele fazer as coisas é sempre melhor. Critica os outros e se autocritica em excesso, mas acha que está ajudando. Magoa-se facilmente e não larga a decepção. Fica segurando a decepção ano após ano.
O mimado não exerce a força, a potencialidade que tem. Não se desenvolve o quanto deseja e
inveja o bem sucedido. Culpa os outros pelas suas tristezas, angústias e infortúnios. Quer que os outros o mimem e deem amor para ele ter auto-estima. Quer aplausos e reconhecimento para se sentir bem. Fica esperando apoio dos outros, reconhecimento e que o motivem. Quer um motivador de torcida pessoal. Acredita que vai encontrar alguém para fazê-lo feliz. Acha que os outros são mais felizes e geralmente gosta de ser o centro das atenções.
Não quer tomar decisões para não correr o risco de lidar com os resultados de suas escolhas. Não quer assumir a responsabilidade pela própria vida. Decepciona-se fácil quando sonha e não acontece. Não é flexível. Tem resistência a frustração zerada. É uma pessoa que sofre de expectativas: “Quer,quer,quer, e não paga o preço para conseguir”, não age e fica na expectativa de ser atendido. Tem dificuldade de se adaptar a novos esquemas.
Atrás de todo coitado tem um mimado. O coitado quer tudo bonitinho. Quando as coisas não acontecem do jeito que quer, entra no coitadismo junto com mimadismo. Fica centrado em seus problemas e sentimentos. Reclama muito. Fica lamentando o passado. O mimado tem alguns comportamentos previsíveis: chora, faz birra, fica bicudo, desmotiva, entra em depressão, tem crise de raiva, faz escândalo, tem comportamento de vítima e de coitado. Outros ficam desanimados. Sente-se ofendido por tudo. Tudo machuca, se revolta com Deus, entra na fossa e na depressão. É frágil, quebra fácil.
Se você se identificou com alguns dos comportamentos acima, mude, pois eles podem limitar seu potencial, sua carreira e seus relacionamentos. A maturidade é um grande passo no desenvolvimento pessoal e profissional. Pense nisso!
Flávio Souza é Trainer Coach da Você Vencedor Soluções Empresariais, formador de coaches da International Coaching Community (ICC – Inglaterra), conferencista Internacional, especialista em Programação Neurolinguística e referência em coaching executivo e de equipes no Brasil.
Para mais informações: São Paulo - (11) 9 9685 9137 - Região de Campinas / Circuito das Águas / Circuito das Malhas e Baixa Mogiana: (19) 3898 1295 / (19) 9 9613 8836