Mindset da ação: Aptidão ou atitude?

Mindset da ação: Aptidão ou atitude?

Nas horas vagas gosto de uma boa leitura, com temas abrangentes, dos mais diversos assuntos; no entanto, a temática que mais estou me aprofundando atualmente é a de desenvolvimento pessoal.

É o caso do livro "O Poder do Agora", do autor Eckhart Tolle, que discorre sobre a presença do "Ser" (forma como o autor gosta de se referir à consciência) e o estado de plenitude que podemos atingir, quando aprendemos que o nosso "Ser" é distinto da nossa mente, do nosso pensamento.

Vivemos em função do nosso ego, acreditamos que a existência dos problemas e preocupações é o que nos move, afinal, cremos que há uma ligação direta entre a palavra preocupação e responsabilidade.

No entanto, a preocupação, ansiedade, o medo, ou seja - o PENSAMENTO, somente nos faz acreditar em uma figura irreal do nosso "eu"; o passado um dia foi agora, e o futuro um dia será agora. Nada disso é importante, pois de um lado temos algo que já passou, e de outro, algo que não existe.

Deixamos o hoje escorrer pelas nossas mãos, pois não estamos presentes de corpo e alma à praticamente todas as atividades cotidianas. Fazemos algo objetivando já os resultados, sem estar com a presença plena e consciente no que está ocorrendo nesse exato momento.

Por uma breve análise dessa falta de presença nas atividades diárias, extrai-se facilmente a resposta do porquê não há constância - não há foco, não há presença no percurso de alguma tarefa muito importante. Nesses casos, realizamos essas tarefas visando uma recompensa ou simplesmente o fato de querer acabá-la logo.

Os anseios percorrem pelos nossos dias, e não há uma perquirição dos pensamentos sem julgamento e sem incorporá-los para quem somos. Pergunta: os seus pensamentos são você? Você os controla, ou é controlado?

Estar presente no agora não é deixar de planejar, não é ser negligente com os seus propósitos de vida, mas entender que a sua prosperidade pessoal e profissional dependem do quão consciente e pleno você está neste momento - sim, este exato momento.

Você já parou para fazer uma reflexão sobre quantas vezes uma crise de ansiedade e preocupação te ajudou, por exemplo?

Todos esses sentimentos são armadilhas, e nós os sentimos porque existe o medo constante de ferir o nosso ego. Você não está ansioso e preocupado pelo único e exclusivo fato de ter uma apresentação importante amanhã no seu trabalho, esses sentimentos existem pelo medo de algo dar errado, logo, da sua imagem ser "manchada" perante os outros de alguma forma.

Faça uma reflexão de quantos reais problemas você tem nesse exato momento. Esteja presente no seu trabalho, na sua profissão e se dedique inteiramente a uma tarefa. Se mesmo depois de observar os seus pensamentos, sem julgá-los, detectar que há uma situação importante que merece atenção, monte um plano de ação e passe a agir, sempre no estado de consciência e plenitude do seu ser.


Evandro Moura

Prof. Educação Física | (ex) Analista de Suporte Mainframe | Non multa, sed multum. ☠️📚🏃🏽🍅🐣!

4 a

Muito legal! Parabéns! Ah, não poderia deixar de dizer que um momento ideal para reflexão é durante uma caminhada ou corrida ao ar livre!

Henry M.

Analista Fiscal Senior | Especialização - Pós Graduação em Direito Tributário

4 a

Parabéns pela publicação. Obrigado por proporcionar esta reflexão.

Parabéns!! Muito bem elaborado e com toda a razão sobre o conteúdo e o assunto abordado.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos