Mindset Fixo ou de Crescimento? Qual é o seu...
Olá Aqui é o Reinaldo,
Você sabe que hoje eu estava me lembrando de quando meus dois filhos eram pequenos... e que para eles aprender a falar e a andar era uma tarefa absolutamente natural e simples...só exigia um pouquinho mais de esforço, e pronto!
Não havia nenhum problema com as quedas, ou as palavras erradas, se caiam ou falavam - Auau pra chamar o cachorro claro!!! - não havia vergonha nem medo nem humilhação em nada, nunca vieram me dizer:
- Papai acho muito difícil aprender a falar, ou, papai acho muito difícil aprender a andar!
Caiam, levantavam, seguiam em frente! Simples assim...
No entanto essa folha em branco que vai se preenchendo na mente deles e formando as conexões ou mapas mentais podem as vezes mudar completamente.
Como assim?
Durante a vida vamos embutindo softers na nossa mente com diversos tipos de crenças, criando assim um mapa ou modelo mental que chamamos de Mindset: ou Mentalidade dominante, linha de raciocínio que direciona sua vida.
- Mind = Mente - Set = Configuração = Mente Configurada.
Assim tudo o que acontece com você e em sua volta você tem uma forma de "ver" ou "ler" que é só seu!
Os que tem Mindset Fixo formam crenças absolutamente limitantes, acham que suas qualidades humanas foram como que esculpidas em pedra, ou seja, são imutáveis, se você se acha burro ou um fracasso é essa sua identidade, ou seu rótulo!
A boa notícia é que existe outro Mindset - o do Crescimento.
Esse se baseia na crença de que você é capaz de cultivar suas qualidades por meio de seus esforços, cada um de nós - independente de talentos, aptidões, interesse e temperamento - pode se modificar e se desenvolver por meio de esforço e da experiência.
Aqui errar ou fracassar não se torna sua identidade, não te define, antes é apenas um problema que deve ser resolvido, enfrentado e tratado, e dele se devem extrair ensinamentos.
Lembrem-se sempre dos bebês, volte a ser um bebê, e tire qualquer crença limitante da sua mente, tire o vírus que insiste em te rotular!
Pense sempre nas palavras de Benjamim Barber, eminente político, que disse certa vez: Não divido o mundo entre os fracos e os fortes, ou entre os que tem sucesso e os que não tem sucesso, divido o mundo entre os que aprendem e os que não aprendem.
Forte abraço
Reinaldo Carelli