Mindset (Growth x Fixed)
Onde estou? Existe midset misto? Como melhorar?

Mindset (Growth x Fixed)

"Quando conhecemos e aprendemos sobre os conceitos de mindset fixo e mindset de crescimento, automaticamente começamos a nos “categorizar” e definir um lado para se enquadrar. A verdade é que somos situacionais em relação aos tipos de mindset sobretudo nas esferas da vida, embora nossas ações nos levem para garantir um dos tipos predominantes em nossos comportamentos. A boa notícia aqui, é que o mindset assim como um músculo, é treinável e, por mais que esse mindset tenha sofrido interferências em momentos de nossa vida (infância por exemplo) temos a chance de se redimir e evoluir.

Explorando as esferas da vida, citadas no início, o mundo corporativo é um excelente laboratório tanto para destruir nosso mindset quanto para evoluir e crescer nosso mindset. O primeiro passo para começar a “migrar” ou evoluir de mindset é conhecer os motivos / alavancas que te fazem permanecer nesse status atual. Na minha opinião e citando experiência própria, dois grandes motivos para permanecermos no mindset fixo são comodidade e medo, ambos podem acontecer em momentos diferentes de sua jornada corporativa, a comodidade potencializa ações de mediocridade, o que julgo não querer crescer por estar tudo bem no momento atual, já o medo te faz evitar avenidas de crescimento exponenciais pelo simples fato do medo do desconhecido.

Embora tenha uma predominância na minha opinião bem alta para o mindset de crescimento, pude “vencer” recentemente um desses indicativos de mindset fixo citado, a mediocridade, no qual carrego desde os tempos de escola, sendo o aluno que tira 6,5 e está ótimo (passei igual ao de 9,5), isso não anula a capacidade de conseguir o 10. No mundo corporativo, a frase de que “o bom é inimigo do ótimo” pode ser bem pragmática para alguns casos porem destrutiva para carreiras exponenciais, isso evita fatores que podem te diferenciar versus o mercado, como por exemplo táticas de entrega de valor que gosto muito de utilizar, a técnica MA+ (entrega Melhor, entrega A mais, entrega +). Claramente essa não é uma mudança que acontece da noite para o dia, mas um dos fatores essenciais para essa mudança está relacionado ao ambiente que você esta inserido pois gosto bastante de uma tese binária que, 1) se o ambiente atual não te desafia, mude ou, 2) se o ambiente atual está acima de seus conhecimentos, melhore.

 

Como resultado dessa mudança de ambiente, pude ter melhoras significativas em níveis de discussão que não havia explorado antes, se ancorando bastante em um de meus principais pontos fortes, a necessidade de “inputs”. É como se tivesse um espinho constante em sua cadeira te deixando desconfortável ou insatisfeito positivamente tendo que melhorar sempre os níveis de atuação, independentemente do assunto / esfera da vida. Em níveis mais práticos, pude melhorar a capacidade de síntese e storytelling que julgo essencial no mundo corporativo e que atua no meio do caminho da “batalha das carreiras” entre profissional X e Y, onde acredito estar melhor posicionado."

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem





Sueli Leitão

Trainer, Professora e Consultora DHO

4 a

Parabéns, Paulo! Tenho certeza do seu sucesso exponencial👏🏽👏🏽👏🏽 Gratidão por termos compartilhado conhecimentos nesta jornada!!!

Parabéns pelo insight adicionado na dissertação, muito bom!!!

Marcelo Goberto de Azevedo

Arquiteto de Soluções | Especialista em Cloud | Transformação Digital | ESG | Professor | Pai

4 a

Belo artigo, parabéns! 👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos