Minha carta para nós, homens, no dia internacional da mulher.
Dar flores e parabéns é simbólico e faz parte. Mas não pode ser só isso.
A verdade é que não estamos fazendo o dever de casa.
Muitos homens, (SEM GENERALIZAR), a cada dia têm dado mais bobeira, fazendo mais m3rd@s com um machismo está entrelaçado no olhar, no jeito de dizer oi, no aperto de mão. Dentro das empresas, no trânsito, no supermercado, na balada...
Mas tem uma parte disso que é pior, bem pior.
Ainda (!), cada vez mais tem homem que mata por ciúmes, trai, diminui e trata as mulheres como propriedade. Violenta de todas as formas e se acha no direito de estar certo.
E por que estou escrevendo isso e nesse tom? Porque mesmo que você, (HOMEM, AMIGO ou SEGUIDOR), não tenha nenhuma dessas práticas (E ESPERO QUE NÃO!), seu silêncio e falta de ação é o retrato da conivência com essa coisa toda.
Hoje é mais que um dia de dar flores valorizar a mulherada que está na nossa vida. É também, um dia em que precisamos ter a coragem de acabar com esse corporativismo masculino do grupinho do whats app que só tem bagunça.
Precisamos parar de acobertar e normalizar a traição do amigo, a palavra dura que ouvimos na rua e as tantas outras violências veladas que sabemos que vocês mulheres, sofrem todos os dias!
Precisamos ser homens de verdade. Que acreditam de verdade no potencial maravilhoso que as mulheres têm!
Hoje é um dia para o homem criar vergonha na cara e transformar o discurso em ação.
Mulheres, que a luz de vocês ilumine esse nosso mundo louco! E que a gente dê conta de receber isso com amor e gratidão.
Seguimos em frente. Respeitando e apoiando. Lado a lado.