Inspirar é mais importante que ensinar.
Luciano Araújo em palestra no Photoshop Conference - Campinas/SP - 2019 (Foto: Erica Dalbello)

Inspirar é mais importante que ensinar.

Se fosse só pra dizer o que está nos livros, a gente nem precisaria existir. Professor repetidor de conteúdo é igual gravador: mecânico e sem graça.

Professor de verdade vai além da teoria e da prática. Que aliás, se fazem comumente importantes, ao contrário do que muitos dizem. Exaltam a prática acima de tudo ou se escondem por de trás de teorias nebulosas.

Professor bom te ensina coisas da vida.

A verdade é que conteúdos vêm e vão. A ciência evolui, muda o jeito de fazer, muda o jeito de ver e agir. Mas nada como ensinar e aprender a pensar, a enxergar além do óbvio. Se colocar na posição de escolhedor e não de escolhido.

Decidi ser professor quando ainda fazia cursinho, por volta dos meus 18 anos.

Naquela época eu tinha um sonho, ou melhor, um devaneio de fazer medicina. Por conta disso, deixei a bunda até quadrada de tanto estudar, reaprendi como estudar, entendi como eu aprendia melhor e como a linguagem de uns era mais interessante, enquanto a de outros, vaga e sem sabor.

Minha família tem muitos professores. Não só por isso, me tornei professor também por admiração a pessoas que foram importantes pra mim. Gente que me parecia belos espelhos para um bom futuro. Certamente, muito do que me ensinaram, há um bom tempo, já nem uso mais, mas o Porquê e o Como me ensinaram, entraram no meu DNA, me inspirou. O #Propósito de estarem ali, me ensinando.

Não importa se foi minha professora de piano, ou a tia que me ensinou a ler, ou o mestre de artes marciais. Não importa se foram os professores da faculdade que um dia se tornaram meus amigos ou mesmo os professores famosos da internet como Clóvis de Barros Filho, Leandro Karnal, Mário Sérgio Cortella, entre tantos outros.

O que importa é que, se sou professor, é porque essas pessoas me inspiraram a aprender para ensinar. Subir o degrau e dar a mão para quem também quer chegar mais alto.

Sempre digo: “Cada um tem a vista da montanha que sobe.”

A gente que é professor sabe disso e é exatamente por isso, que diariamente queremos que nossos alunos escolham montanhas mais altas, porque a gente entende que lá de cima, é tudo muito mais legal.

Enxergar o mundo com conhecimento, nos dá a chance do sim ou do não. Nos tira da ignorância plena e nos faz senhores do nosso tempo e da nossa vida.

É nisso que eu acredito. E é por isso que todos os dias, há mais de 17 anos eu tenho orgulho de ser professor.

Neste 15 de Outubro, comemoramos um dia de gente que vai além da profissão e da vocação, hoje é um dia de quem trabalha com amor e paixão.

Clique aqui e assista neste link um professor de verdade, dando uma aula de verdade. É realmente inspirador!


Nayara Ferreira

Business Intelligence (BI) | Data Analyst | Power BI | Figma | Marketing Estratégico🚀

4 a

Parabéns Luciano, vocês sempre me inspira! Excelente reflexão!

Adriana de Faria e Sousa

Jornalista / Redatora / Estrategista de Conteúdo / Produtora de Conteúdo / Professora de Jornalismo

4 a

Meu querido Lu, a gente se encontrou nessa vida nesse caminho de ser professor. Não deve ter sido por acaso. No começo, seu jeito me pregou um susto. Mas aos poucos assimilei o que precisava aprender com você. E hoje vejo que aprendo sempre, nesse caminho de amizade que espero que seja bem longo. Parabéns pelo seu dia, Lu. Pelo nosso!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos