Minha fórmula de lançamento
Palestrei sobre startups escaláveis para os alunos de administração da UEM na semana retrasada, e apesar do meu estilo de apresentação ter animado a galera, parte da mensagem não agradou alguns futuros empreendedores, pois falei minha "formula do sucesso":
1) Empreender é uma habilidade e não algo legal de se fazer. Ninguém vira jogador de futebol porque gosta ou apenas porque treinou a vida toda. Existe uma dose de habilidade, esforço, treino e uns 10% de sorte/benção também.
2) Quando começar, não espere que nada de bom aconteça nos próximos 10 anos.
3) Existe uma diferença gigantesca entre um empreendedor com uma ideia, de um que executa a ideia e gera lucro! Repare que não falei receita... eu disse lucro.
4) Trabalhe até seus olhos sangrarem e talvez tenha uma chance.
5) Auto-conhecimento é uma arma essencial para o empreendedor. Eu não coloco muito esforço para arrumar as coisas que não sou naturalmente bom, mas aplico 200% de esforço nas coisas que faço melhor.
6) MVP, validação, Business Model Canvas e outros jargões, para mim se resume em: construa algo simples, rápido, vá para rua vender e achar seu cliente. Sem lenga-lenga. O resto você aprende no caminho, se tiver humildade e auto-conhecimento é claro.
Tenho uma visão mais pessimista com a cultura de empreendedorismo atual. Parece que, atualmente, empreender se tornou algo “legal”. Mas, para os CEOs, diretores e diretoras que estão lendo agora, vocês sabem o quão desafiador, solitário e difícil é tocar um negócio. Somos a última linha de defesa das nossas empresas. Ou seja, quando dá errado, a responsabilidade para arrumar a situação é nossa. Eu e minha esposa sentimos essa responsabilidade diariamente, mas amamos o que fazemos, e isso é o mais importante.
Meu conselho para quem quer empreender é: paciência, trabalhe até seus olhos sangrarem, coma pressão, adversidade e problemas de café da manhã e, talvez, tenha alguma chance de construir algo significativo. Ah, e fuja de conselhos de gurus, empreendedores de palco.
É isso aí!
Gerente de TI | Gerente de Inovação | Gerente de Infraestrutura de TI | Gerente de Projetos
4 aTop. Exatamente isto.
Administrador
4 aFico imaginando a cara da galera na UEM, estando vivendo o “sonho” de se tornarem os próximos pseudo-empreendedores, pegar o diploma da UEM, escolher o nicho, cadeira de couro, secretaria, viagens internacionais... Daí aparece um cara pra falar que não, vocês não saíram daqui prontos e pelo contrário não existe pote de ouro no final! Todos os frameworks que estão cuidando com tanto carinho não vão servir na paulera lá fora... Esqueçam! Em contrapartida imagino que uns 3 ou 4 se encheram de alegria ao ouvir teus conselhos, bela “Fórmula de Lançamento” - Ame o jogo!!!
City Manager no AIQFOME
5 aParabéns concordo com tudooooooo
Empreendedor @aiqfome | Graduado em Sistemas de Informação | Apaixonado por Administração e Gestão de Projetos
5 aSou seu admirador meu caro. Parabéns por alimentar o sonho de tantas pessoas.
Poderia tirar dúvidas para quem está começando?