A minha história com o "Finka"! (Histórias e coisas de formador)...
Hoje o meu amigo Lefinka lima Lima faz anos! E por isso, como forma de lhe dar os parabéns pela excelente ser humano que descobri, decidi contar a minha curta história de vida com o "Finka"... não liguem muito, são coisas de formador que se calhar também já aconteceu convosco nalguma formação!
Todos nos lembramos o que aconteceu em Jan/fev de 2020 com a chegada do #covid-19 a #Portugal, de repente, o confinamento tomou conta do país e a economia entrava em suspenso, eu que tinha uma agenda super cheia como formador sempre sem mãos a medir... via, naquelas fatídicas semanas (onde as notícias negras chegavam a toda a hora em catadupa), uma a uma as formações a ser todas canceladas. E isso, era muito mau sinal para um formador a recibos verdes...
Os dias iam passando e as contas para pagar apareciam de todo o lado pondo à prova a teoria da Liberdade financeira ter de aguentar 10 meses... Sem perspectivas de voltar à sala de formação presencial, era necessário reagir proativamente como tantos foram obrigados a fazer...
Passado algum tempo as entidades formadoras começam quase todas a ligar e o mote era "vamos migrar a formação para o online" foi uma opção mais lógica para este setor que viria a colocar ferramentas como o Zoom e o MS Teams no nosso quotidiano!
Uma dessas entidades, para quem ministrava muita formação presencial em vendas e comportamental era a ANTRAM , uma Associação histórica de Portugal com enormes responsabilidades como entidade formadora ligada ao sector dos transportes, um sector muito conservador mas que depressa se adaptou às evidências e ás vantagens da formação a distância, e é aqui que venho a conhecer o Lefinka lima Lima (ou simplesmente Finka para os amigos), um caboverdiano, rapaz cheia de pinta, que morava na Amadora, separado e com um filho, estávamos em setembro de 2021!
O módulo online era sobre algo que gosto de ministrar e falar: - Liderança Motivacional - convenhamos que não é propriamente fácil manter formandos deste sector motivados e atentos 8h seguidas, um dia inteiro via zoom, numa formação desafiadora para gestores de tráfego...
Mas o Finka era diferente, mesmo em formação a distância, deu para perceber nas suas breves intervenções, que era um rapaz extremamente focado, com um tom de voz assertivo e com aqueles predicados que o nosso feeling de coach, sabe que bem trabalhados, "este rapaz vai ser um excelente líder no futuro!" pensava eu!
Assim, sem me pedir, e movido pela impressão positiva que me causou, resolvi dar-lhe uma nota disso como formador... fazendo uma recomendação escrita aqui na ferramenta do Linkedin, dado que era o único contacto que tinha dele...
Na altura, dei pouca importância ao facto e escrevi somente o que o meu coração dizia e saiu uma coisa curta e breve:
Qual o meu espanto, quando dias depois o Lefinka, me liga a dizer que esta minha recomendação (e até momento, ao que sei única que ele tem no seu perfil) iria mudar a sua vida profissional, pois um recrutador de uma grande empresa dos transportes havia lido o meu comentário no seu linkedin e ligou-lhe a fazer uma proposta para um importante cargo de liderança! E lá vai o Finka para o novo emprego, todo animado com as novas perspectivas disse-me ele!!
Trocamos impressões, ele agradeceu e disse-me que queria evoluir, que tinha ficado muito motivado naquela formação online e queria saber muito mais...
Por essa altura, ainda não sabia o que o futuro como formador me reservava com a indefinição provocada pelo covid! Mas prometi que quando tivesse algo forte e motivador nessa área da auto-liderança que o contactava!
Entretanto frutos de anos de conversas e de tantas formações juntos em Coaching e desenvolvimento pessoal, eis que, em abril, junto com o meu grande amigo Luis Febra fundamos o Instituto socem e marcamos logo para 20 de maio de 2022 a nossa primeira edição do treino de alto impacto em Inteligência emocional - O Hái!, justamente com o nosso treinador e mestre Marcelo Lyouman o treinador dos treinadores!
O "Hái!" é um treino 100% vivencial baseado em filosofia japonesa que testa a nossa resiliência, nos confronta com as nossas crenças limitantes e treina a nossa inteligência emocional para termos sucesso na vida! Metaforicamente é como se entrássemos numa gruta, numa espécie de viagem baseada na jornada do herói, e onde esse herói (o participante) vai encontrar desafios poderosos, superar jogos e gerir a sua raiva e as suas expectativas, por vezes abre autênticas caixas de pandora com muito lixo e coisas escondidas, outras encontra "monstros" mas também vai descobrir tesouros escondidos e no final, tudo compensa pois é como se chegasse a um vale onde reina a alegria pela superação, num autêntico renascimento para a vida.
E, quem me lembro de convidar? O Finka! Convidei-o como fiz com tantos amigos e alguns antigos formandos, uns mais conhecidos que outros, a maioria ignora o convite, não responde, outros dizem logo que agora não, que vou no próximo, etc., o costume nestas coisas, e está tudo bem!
Mas o Finka era diferente, mesmo sem o conhecer, confiei no meu instinto de formador e naquele meu lado de santo casamenteiro disse-lhe para vir, que confiasse em mim, na altura afirmou logo que sim mas, referiu que não podia pagar tudo duma vez, que estava em mudança de vida, mas referi que não se importasse por agora com isso, que o importante era fazer o treino de inteligência emocional!
E, chega o dia 20 de Maio, com muitos do staff com um nervoso miudinho para receber os mais de 40 participantes que um a um, lá iam chegando para a 1ª edição do Hái!
Uns mais desconfiados que outros, mas entre eles um grupo de Pombal onde se destacava uma singela menina "solteira", que vivia exclusivamente para o trabalho e para o seu filho, de seu nome Sofia Freitas de Pombal que tinha sido minha formanda dois anos antes na ETAP - Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal justamente numa formação de Inteligência emocional, na altura presencial, numa turma que tinha deixado muitas saudades!
E por fim lá chega o Finka, um pouco atrasado ao Hotel da Nazaré, mas sem saber bem o que lhe ia acontecer nesse fim de semana!
Recomendados pelo LinkedIn
Bem jantados e pontualmente à hora previamente estabelecida lá estavam todos preparados na sala a rigor para começarmos a 1ª edição do Hái, superiormente dirigidos pela mestre Marcelo Lyouman!!
Como ninguém sabia o era o "Hái!" ou o que significava essa expressão... obviamente o treinador principal Marcelo Lyouman explicaria isso, conforme vídeo seguinte:
Com tantas emoções vividas é perfeitamente normal que, no meio de um treino de emoções aconteçam abraços entre os participantes, e foi justamente aí que se deu o clique que já estão a imaginar! A menina Sofia Freitas, que até então não tinha reparado no menino Finka, eis que trocam olhares e dão um longo abraço registado pela objetiva do nosso fantástico fotógrafo de serviço Sérgio Espírito Santo... e que abraço foi, pois não mais se largaram até ao fim do treino!
E sempre, que havia uma dinâmica de grupo ou sempre que era preciso formar um par para determinada dinâmica, era ver os olhos da Sofia a brilhar à procura do Finka, toda sorridente!!
Até hoje. passado um ano, não mais se largaram de vista, começaram a namorar, ele ainda vive entre Amadora e Pombal a tentar arranjar forma de vir para mais perto da sua donzela! Agora até já falam em casar e me convidar para Padrinho!? - será uma prazer e uma honra caro Finka e Sofia!
E, é por histórias de formador como esta (onde dois formandos, fantásticos seres humanos que viviam incompletos, cuja história ainda não está acabada e se espera mais desenvolvimentos!) me dá mais motivação para continuar a fazer o "Hái! - Treino de Inteligência Emocional", para que mais pessoas como o Finka e a Sofia comecem a encarar a vida de outra forma e possam também encontrar a verdadeira felicidade!!
Parabéns Finka! Votos de um excelente dia de aniversário!
Forte abraço grandes Tigres!
João Vaz
Gestora Comercial
1 aRecomendo!! Não fiz o Hai, que tem de ser qualquer coisa de maravilhoso, mas já fiz outro treino com o João e aida hoje aplico muitas das tecnicas apreendidas. A forma como as vivi com o João, ficam interiorisadas... como já dizia a Maya Angelou " Não importa o que te dizem, mas sim o que te fazem sentir"...
Human Centric | People Person | Customer-Focused
1 aÒ pá, tão lindo!!!!!!!!!!!!!!! Estou de lágrimas nos olhos, João!! Que testemunho tão maravilhoso. Obrigada por partilhares e obrigada pelo teu trabalho fantástico (teu / vosso). Tocar e inspirar vidas é das coisas mais belas da vida. Obrigada porque também tocaste a minha. Um mega abraço para ti e muitas felicidades para o Finka, Sofia e Instituto Socem! ☺️🙏👏✨🍀🌞
Meu Mestre,obrigado por tudo,não tenho palavras para descrever. Es um ser humano incrível portador de uma inteligência e uma sabedoria. Sou teu admirador incondicional. obrigado por tudo.