O meu chefe é uma pessoa do tipo Alfa Comandante, do estilo: "quero, posso e mando!" e nós temos de obedecer, o que devo fazer?

O meu chefe é uma pessoa do tipo Alfa Comandante, do estilo: "quero, posso e mando!" e nós temos de obedecer, o que devo fazer?

Recebi esta mensagem em forma de pergunta e senti que devia desenvolver e partilhar a resposta, pois pode ajudar outras pessoas, afinal quem não conhece aquele líder do estilo "quero, posso e mando!"...


Em primeiro lugar, permita-me dizer (até porque alguns alfas comandantes estão por aqui e vão ler isto) o Alfa (macho ou fêmea) sabe que é assim um “pouco” autoritário, mas como nunca lhe mostraram, não tem a noção plena dos riscos que corre... E normalmente, só dá conta disso tarde demais quando as pessoas o evitam, se afastam ou quando começa a perder as pessoas para a concorrência que outrora considerava de confiança...

 

Mas vamos por partes:

Trabalhar com um “Alfa Comandante”, do tipo “Quero, posso e mando” cujo estilo é marcado pelo autoritarismo e pela imposição de poder, temos sempre aquela sensação que andamos sempre de um lado para o outro a ser interrompidos e a cumprir ordens sem questionar, isso pode ser humilhante, tornar-se desgastante e requerer muito equilíbrio emocional e ginástica mental!  

 O Alfa Comande é uma pessoa exigente, de decisões rápidas, geralmente unilaterais e com pouca ou nenhuma abertura para opiniões ou feedback! Por isso, exige sempre um desempenho elevado dos colaboradores, o que requer estratégias cuidadosas para preservar a nossa saúde mental e manter um ambiente de trabalho saudável ao mesmo tempo que precisamos demonstrar competências e valor de forma estratégica / construtiva sem entrarmos em confronto direto.

VEja no quadro seguinte os pontos fortes e os riscos do Alfa Comandante:


Fante: Manual de Liderança e Coaching Executivo - www.InstitutoSocem.pt

 




Portanto, é possível sobreviver neste tipo de ambiente sem comprometer a sua integridade ou bem-estar. Mas, lembre-se de que como humanos temos emoções e limites que não podemos tolerar! Só nos tiram do sério se nós permitirmos! Assim a resiliência assertiva e a inteligência relacional são as suas maiores ferramentas! Use-as para se proteger e garantir a sua paz de espírito enquanto cresce e se valoriza com este tipo de líder! Afinal este desafio de trabalhar com o Alfa Comandante também te tornará muito mais forte!

Um regra importante:

Nunca interprete ou leve as coisas para o plano pessoal! Entenda que se trata dum estilo de liderança baseado na necessidade de sentir controlo, muitas vezes para mascarar o medo de perder autoridade ou inseguranças.

Posto isto, em primeiro lugar, veja com outras lentes a situação e se possível aceite! Estude e entenda o perfil do Comandante e permita-se ver o lado positivo. Aprender com o Alfa pode ser uma experiência extremamente gratificante, por isso comece a modelar o Alfa e a estudar as atitudes e comportamentos, o Alfa comandante gosta que o admirem e ver que as pessoas começam a agir à imagem dele...


Partilho nove estratégias úteis do nosso manual de liderança para lidar com um Alfa Comandante:


fonte: Manual de Liderança e Coaching Executivo, www.InstitutoSocem.pt



E quando todas as tentativas falham e já não aguento mais?

 

Bom, nesse caso, sair fora é um ato de coragem para preservar a sua autoestima! Mudar de condição jamais pode ser visto como um sinal de fraqueza, mas de cuidado e respeito por si mesmo e pelo seu valor. Nenhum emprego ou condição vale a perda da sua paz de espírito. Acredite que. das duas uma como se costuma dizer, ou o Alfa não lhe vai dar valor e portanto invista em si e siga a sua vida, ou se você for mesmo bom e tiver valor, o Alfa vai deixar-lhe a porta entreaberta ou convidar para um eventual regresso futuro! Portanto, se decidir sair (evite tomar decisões com emoções ao rubro!), planeie cuidadosamente a sua transição, mantendo tudo no plano profissional e focado no futuro. O mais importante é garantir que está a colocar a sua saúde mental e o seu bem-estar pessoal e familiar como prioridade absoluta.


Se tiver outras dicas ou questões sobre para lidar com o Alfa Comandante sinta-se à vontade para acrescentar valor!...

FORTE ABRAÇO

João Vaz




Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos