A minha história com o Terceiro Setor
𝑻𝒓𝒂𝒃𝒂𝒍𝒉𝒆 𝒄𝒐𝒎 𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒗𝒐𝒄ê 𝒂𝒎𝒂 𝒆 𝒏𝒖𝒏𝒄𝒂 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒑𝒓𝒆𝒄𝒊𝒔𝒂𝒓á 𝒕𝒓𝒂𝒃𝒂𝒍𝒉𝒂𝒓 𝒏𝒂 𝒗𝒊𝒅𝒂. (Confúcio)
A minha relação com o Terceiro Setor começou há muitos anos atrás como voluntária de um grupo que distribuía quentinhas nas ruas e realizava eventos no Lixão de Gramacho (RJ).
Muito mais do que contribuir financeiramente ou com a doação de itens, o meu maior prazer e satisfação estavam em participar das ações realizadas em campo. Estar em contato com aquelas pessoas assistidas, ouvir as suas histórias e realizar as ações -seja distribuindo brinquedos ou kits de bebê -, me fazia me sentir útil e com a sensação de “estar devolvendo” para o mundo um pouco do que a vida me deu.
Em 2020, quando fui demitida, refleti muito sobre como ocupar o meu tempo fazendo algo útil. Foi quando entrei em contato do a @Stellinha Moraes, Presidente e Fundadora da ONG Grupo Anjos da Tia Stellinha e me ofereci para trabalhar como #voluntária.
Na verdade, já conhecia a Stellinha há muitos anos (acho que há mais de 10). Antes mesmo do Grupos Anjos da Tia Stellinha ser uma #ONG instituída. Durante muitos anos contribuí com a doação de itens para as cestas básicas distribuídas a famílias assistidas, fornecendo, especificamente, molho de tomate e goiabada.
Ao fazer contato com ela e me oferecer como voluntária, ela me perguntou “o que eu sabia fazer”. E com muito orgulho respondi: “comunicação e marketing”.
A partir daquele momento comecei a trabalhar no #planejamentoestratégico de #comunicação e #marketing da ONG Grupo Anjos da Tia Stellinha
A minha paixão pela ONG foi crescendo e fiquei cada vez mais próxima de tudo o que acontecia lá dentro. Conforme eu conhecia a rotina da instituição, identificava oportunidades de ações para alavancar o nome, dar mais visibilidade e, consequentemente, atrair investidores e parceiros.
Após cerca de 6 meses de trabalho voluntário, e com resultados visíveis alcançados, Stellinha me contratou para cuidar de todas as ações de divulgação da marca - gestão das redes sociais, comunicação com a imprensa, ações de relacionamento com os investidores sociais, comunicação com parceiros, campanhas de endomarketing, dentre outras.
Recomendados pelo LinkedIn
Depois dessa experiência (que dura até hoje!), já prestei consultoria para outras instituições do #terceirosetor como o Instituto Floriano Peçanha dos Santos, capacitando profissionais para atuarem como gestores da área de Comunicação e Marketing da instituição.
Além disso, mentorei jovens da Escola de Jovens Empreendedores Sociais, do Ceará, com uma Mentoria sobre Comunicação e Marketing.
Como Fundadora e Sócia-Diretora da RLMA Comunica , atendemos a ONG Sim! Eu sou do meio, cuidando da gestão de suas redes sociais. Mas a minha história com a Debora (Presidente da ONG) começou com uma mentoria de Planejamento Estratégico de Comunicação para a ONG.
Amo o que faço e compartilhar esse conhecimento e experiência, para contribuir com o crescimento de instituições do Terceiro Setor, capacitando pessoas para gestão da comunicação, como ferramenta para a captação de recursos, faz parte do meu propósito de vida.
Unir propósito com trabalho é o que me move e me dá a certeza de que estou deixando a minha contribuição para um mundo melhor! 💜
Como Consultora, ensino e auxilio instituições e profissionais do Terceiro Setor a fazerem melhor a gestão dos canais e meios de comunicação para dar visibilidade, aumentar a fidelização de doadores e parceiros, melhorar a reputação e, como consequência, ampliar a captação de recursos.