A minha história com o Terceiro Setor

A minha história com o Terceiro Setor

𝑻𝒓𝒂𝒃𝒂𝒍𝒉𝒆 𝒄𝒐𝒎 𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒗𝒐𝒄ê 𝒂𝒎𝒂 𝒆 𝒏𝒖𝒏𝒄𝒂 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒑𝒓𝒆𝒄𝒊𝒔𝒂𝒓á 𝒕𝒓𝒂𝒃𝒂𝒍𝒉𝒂𝒓 𝒏𝒂 𝒗𝒊𝒅𝒂. (Confúcio)

A minha relação com o Terceiro Setor começou há muitos anos atrás como voluntária de um grupo que distribuía quentinhas nas ruas e realizava eventos no Lixão de Gramacho (RJ).

Muito mais do que contribuir financeiramente ou com a doação de itens, o meu maior prazer e satisfação estavam em participar das ações realizadas em campo. Estar em contato com aquelas pessoas assistidas, ouvir as suas histórias e realizar as ações -seja distribuindo brinquedos ou kits de bebê -, me fazia me sentir útil e com a sensação de “estar devolvendo” para o mundo um pouco do que a vida me deu.

Em 2020, quando fui demitida, refleti muito sobre como ocupar o meu tempo fazendo algo útil. Foi quando entrei em contato do a @Stellinha Moraes, Presidente e Fundadora da ONG Grupo Anjos da Tia Stellinha e me ofereci para trabalhar como #voluntária.

Na verdade, já conhecia a Stellinha há muitos anos (acho que há mais de 10). Antes mesmo do Grupos Anjos da Tia Stellinha ser uma #ONG instituída. Durante muitos anos contribuí com a doação de itens para as cestas básicas distribuídas a famílias assistidas, fornecendo, especificamente, molho de tomate e goiabada.

Ao fazer contato com ela e me oferecer como voluntária, ela me perguntou “o que eu sabia fazer”. E com muito orgulho respondi: “comunicação e marketing”.

A partir daquele momento comecei a trabalhar no #planejamentoestratégico de #comunicação e #marketing da ONG Grupo Anjos da Tia Stellinha

A minha paixão pela ONG foi crescendo e fiquei cada vez mais próxima de tudo o que acontecia lá dentro. Conforme eu conhecia a rotina da instituição, identificava oportunidades de ações para alavancar o nome, dar mais visibilidade e, consequentemente, atrair investidores e parceiros.

Após cerca de 6 meses de trabalho voluntário, e com resultados visíveis alcançados, Stellinha me contratou para cuidar de todas as ações de divulgação da marca - gestão das redes sociais, comunicação com a imprensa, ações de relacionamento com os investidores sociais, comunicação com parceiros, campanhas de endomarketing, dentre outras.

Depois dessa experiência (que dura até hoje!), já prestei consultoria para outras instituições do #terceirosetor como o Instituto Floriano Peçanha dos Santos, capacitando profissionais para atuarem como gestores da área de Comunicação e Marketing da instituição.


Além disso, mentorei jovens da Escola de Jovens Empreendedores Sociais, do Ceará, com uma Mentoria sobre Comunicação e Marketing.

Como Fundadora e Sócia-Diretora da RLMA Comunica , atendemos a ONG Sim! Eu sou do meio, cuidando da gestão de suas redes sociais. Mas a minha história com a Debora (Presidente da ONG) começou com uma mentoria de Planejamento Estratégico de Comunicação para a ONG.

Amo o que faço e compartilhar esse conhecimento e experiência, para contribuir com o crescimento de instituições do Terceiro Setor, capacitando pessoas para gestão da comunicação, como ferramenta para a captação de recursos, faz parte do meu propósito de vida. 

Unir propósito com trabalho é o que me move e me dá a certeza de que estou deixando a minha contribuição para um mundo melhor! 💜

Como Consultora, ensino e auxilio instituições e profissionais do Terceiro Setor a fazerem melhor a gestão dos canais e meios de comunicação para dar visibilidade, aumentar a fidelização de doadores e parceiros, melhorar a reputação e, como consequência, ampliar a captação de recursos.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos