Minha marca presente em TUDO ao mesmo tempo
Desde quando o meio online se tornou um oceano vermelho?
Quando o Instagram anunciou, em 2023, a sua nova rede social, a Threads, a sensação que tomou grande parte dos social medias das marcas foi a mesma: MAIS UMA rede para a gente fazer parte?
Pertencente à Meta , empresa de capital aberto encabeçada por Mark Zuckerberg que também reúne redes e apps como WhatsApp , Facebook e Instagram , a Threads nasceu como uma rede social focada em textos, que permite posts com até 500 caracteres e recursos multimídias, algo similar ao X (antigo Twitter ).
Embora tenha uma diferenciação do apelo do Instagram, bastante focado em vídeos e imagens, não podemos negar que se trata de mais um canal para estarmos presentes. Enquanto essa necessidade ocupa a mente dos social medias, do lado dos usuários houve de tudo: pessoas super animadas em dar início a um “novo” espaço virtual e outras expressando seu cansaço (ou desinteresse) por ter que fazer parte de mais um app.
E você, de qual lado está?
Animados ou não com mais um canal para estar presente, o fato é que o meio online já não é mais aquele vasto oceano azul, com uma imensidão a ser explorada e cheio de novidades. Seguindo a lógica de mercado, esse meio já se tornou um espaço sangrento, abarrotado de competidores e bem acirrado.
Você mesmo já deve ter percebido aí nas redes sociais da sua marca: não está cada vez mais difícil chegar até o seu público e engajar um post?
Pois é, assim como o Google vem tendo a sua relevância questionada, o que levou a empresa até a pensar em uma parceria com o TikTok (rede utilizada pela geração Alpha como uma espécie de mecanismo de busca), as próprias redes sociais também estão revendo as suas estratégias para não perder o domínio por seus usuários.
Afinal, como reter a presença do público, quando em sua timeline, como no caso do Instagram, para cada 2 posts orgânicos vistos, são exibidos 2 anúncios e mais 1 sugestão da rede de algo que o usuário “pode gostar” (o que, geralmente, também é conteúdo comercial de um anunciante)?
Tá, e o que eu faço diante de tudo isso?
Se você é o responsável ou o dono de uma marca, preocupado com a sua comunicação nesse novo oceano já vermelho, pensamos em 3 estratégias que podem ser adotadas para não pirar diante de tanto canal e, mesmo assim, não deixar de estar presente nos canais nos quais “todo mundo” está.
Dessas 3 estratégias a seguir, qual delas faz mais sentido para você?
1. Quem tem um nicho tem TUDO
Achar o seu nicho, atualmente, é o carro-chefe de uma comunicação de resultados.
Quando a internet surgiu como uma alternativa à mídia de massa (sempre muito dispendiosa), por ser mais acessível (em custos e modo de inserção de anúncios), ela já soava como um meio voltado a um nicho específico.
Quem se lembra, por exemplo, que o Instagram nasceu como uma rede social apenas para usuários do iOS, lá por volta de 2010, na qual a novidade era um filtro coloridinho?
Hoje em dia, essa realidade mudou drasticamente, acompanhando fatores sociais como o aumento do acesso da população à internet (que chegou a 84% dos lares brasileiros em 2023 ) e aos smartphones (com opções mais acessíveis).
Recomendados pelo LinkedIn
Por isso, antes de pensar em fazer parte de TUDO, pense em qual canal está o nicho que interessa para a sua marca. Lembre-se de que, em meio a tantos canais online, há as chamadas “bolhas”, que formam grupos de usuários com perfis semelhantes. Esses agrupamentos são reforçados pela própria lógica de funcionamento do algoritmo das redes, o que os fortalece enquanto “alvo” a ser atingido.
Ou seja, mais do que fazer parte de uma rede social específica, a sua marca precisa fazer parte de uma “bolha”, especificamente aquela que te interessa. Já tem a sua bolha? Aí, nós chegamos à próxima estratégia.
2. Não precisa fazer TUDO bem feito
Que estratégia capciosa essa aqui, não é mesmo? Mas é sério, com essa quantidade de canais, nem tudo sairá como gostaríamos.
E, aqui, não estamos falando de fazer “bem feito” no sentido de ter ou não qualidade, mas no sentido de quantidade de esforço. Isso quer dizer que a sua marca não precisa estar presente com o mesmo peso em TODOS os canais dos quais faz parte, mas apenas nos mais estratégicos.
Daí vem a importância de você saber exatamente em quais canais estão as bolhas que interessam para a sua marca e como chegar até elas, pois é nesses locais que você deve concentrar seus maiores esforços.
E todo o resto? Bem, para os demais canais restará a presença com menos força da sua marca, algo extremamente importante e válido, desde que feito de maneira bem pensada. E você saberá como fazer isso na próxima estratégia.
3. Saber editar é TUDO
Agora que você já selecionou em quais canais deve estar presente e sabe em quais bolhas precisa chegar, é hora de fazer o trabalho bem feito, ou melhor, bem editado.
Isso porque, para a maior parte das empresas, sobretudo as de pequeno e médio porte e/ou com budget reduzido para comunicação, fica impossível criar conteúdo inédito e de qualidade para TODOS os canais online. São muitos formatos, especificidades, horários, tipos de posts e possibilidades a serem explorados.
Por isso, a edição bem feita possibilita que a marca se faça presente em todos os canais que lhe interessam. Ao criar o conteúdo da sua marca, no seu plano de concepção, o processo de edição já precisa estar bem pensado e contemplado, para que essa criação permita uma ramificação de conteúdo que se diversifique por entre vários canais.
Dessa forma, você poderá concentrar o conteúdo de maior atratividade nas redes mais estratégicas, pensando nas suas bolhas, e depois, por meio de uma boa edição, ramificá-lo para as redes menos estratégicas, nas quais você não precisa concentrar muitos esforços.
– –
E, então, pensando na sua marca, essas estratégias fazem sentido?
Lembrando que cada empresa tem a sua realidade de budget, interesses e necessidades de mercado. Por isso, a “essência” dessas estratégias precisa ser adequada a cada caso.
E se você quiser trocar ideias a respeito da SUA realidade, a nossa mesa de reunião está sempre pronta para um cafezinho cheio de possibilidades.
Até o próximo post!