Minhas impressões sobre o livro “Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso”
Nathalia Arcuri é uma jornalista que ficou conhecida através de seu canal no Youtube Me Poupe! Ela aborda o tema finanças pessoais de maneira lúdica, em linguagem acessível, sem o “economês” que estamos acostumados a encontrar em livros de finanças, mesmo que para leigos. Nathalia usa muitos recursos como piadas e comparações simples para explicar os conceitos de economia.
Por exemplo, ela compara o dinheiro à um “cara gato” (ou para os homens uma mulher bonita) que todo mundo quer conquistar porque é atraente, chama atenção e pode melhorar nosso “status”, ou seja, eles nos despertam o desejo de tê-los. Mas a beleza por si só (ou o dinheiro) não irá nos trazer felicidade, porque há outros atributos que devem vir junto, para termos satisfação com a conquista e permanência do “cara gato” ou do dinheiro em nossas vidas.
“Dinheiro pode trazer felicidade, sim. Desde que você saiba o que te faz feliz.” (Nathalia Arcuri)
O livro tem a estrutura de uma breve biografia da autora, que começa a contar sua jornada de poupadora desde que tinha 7 anos de idade e como foi aprendendo e se desenvolvendo até chegar onde está hoje, sendo um dos nomes mais reconhecidos no Brasil atualmente sobre finanças, em especial finanças pessoais, mesmo não sendo formada em economia.
Ela utiliza a sua própria experiência e história de vida como um grande exemplo para qualquer pessoa que queira mudar, e esteja disposto a realizar as mudanças necessárias para ter a vida financeira equilibrada.
Entre esse enredo, a autora vai pincelando conceitos de psicologia econômica, técnica SMART (para definir objetivos e metas), técnicas de negociação (para negociar descontos e aumentos salariais), autoconhecimento, autodisciplina e também de empreendedorismo. No meu ponto de vista, este livro poderia fazer parte daquela série “Para leigos”, sob o título: Economia para leigos.
Para quem acompanha os vídeos do canal Me poupe, o livro não traz muitas novidades quanto à forma discursiva e de conteúdo, mas achei válida a leitura para reforçar alguns conceitos, e avaliar o que venho fazendo para administrar a minha vida financeira.
Sendo assim, a leitura foi muito rápida e recreativa, apesar do assunto ser bem sério, mas para quem está entrando em contato agora com o universo de finanças pessoais, o livro pode ser um ótimo guia para início nesta jornada, para limpeza de hábitos ruins para outros que podem te tornar um poupador.
Em tempos de crise como a que estamos vivenciando, ter as finanças sob controle pode fazer toda a diferença sobre os rumos e decisões que precisaremos tomar a partir de agora.
Para conhecer um pouco mais sobre Nathalia Arcuri, recomendo a palestra que ela ministrou para o TEDx Talks
Link para o livro: https://amzn.to/2Yi45VY
Gostou desse conteúdo? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e conecte-se comigo no LinkedIn.
_____
Rachel Lione é bibliotecária na Universidade de São Paulo e pós-graduanda em Gestão de Projetos. Gosta de escrever suas experiências sobre bibliotecas, livros, liderança, gestão de projetos e autodesenvolvimento.