MISSÃO CUMPRIDA
(*) Humberto Gouvêa Figueiredo
"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé".
Com este versículo escrito pelo Apóstolo Paulo em Timóteo 2, 4.7 inicio este artigo que registra o meu último ato à frente do Comando de Policiamento do Interior - 3, Região Ribeirão Preto, nesta oportunidade em que formalmente transferi o comando da região.
De fato é assim que me sinto, ou seja, com a sensação de ter, na função que exerci por quase um ano, dedicado-me de corpo e alma, assumindo o meu papel de comandante da polícia ostensiva numa das regiões mais importantes do Estado de São Paulo.
Nesta ocasião em que encerro a minha jornada em Ribeirão Preto e nas 93 cidades que fazem parte do Comando Regional, estou convicto de que dei o meu melhor, de que não faltou de mim um único momento de empenho, e que os resultados alcançados foram proporcionais ao meu esforço.
E a minha fé, continua inabalável e seguirá comigo para a minha nova missão.
Embora oficialmente já esteja à frente da Escola Superior de Soldados desde o dia 17 de março, para nós militares estaduais, o evento de transferência do comando em uma solenidade cívico militar tem um grau de importância muito grande, pois tem o testemunho das autoridades, da comunidade e da família policial militar (oficiais e praças).
A mim particularmente, neste encerramento de etapa no CPI-3, o momento mais especial da solenidade aconteceu no evento que marcou a entronização de minha fotografia na Galeria de Eternos Comandantes do CPI-3, ocorrido pouco antes da solenidade propriamente dita.
Na presença de convidados ilustres, tive a honra de descerrar a minha foto que de agora até a eternidade permanecerá numa Galeria onde também estão as imagens de todos os grandes comandantes que já tiveram, como eu, o orgulho de comandar a Polícia Militar na região de Ribeirão Preto.
No meu discurso de hoje, reiterei o que já tinha dito na minha despedida do CPI: o temor que senti no meu primeiro dia do comando, quando fui até a Galeria de Eternos Comandantes e, vendo as fotos dos meus antecessores, tive a noção exata da minha responsabilidade e do tanto que deveria trabalhar para, com justiça, ver minha foto ao lado da deles, no mesmo nível de excelência e competência que tinham sido os seus comandos.
Este temor fez nascer em mim uma motivação muito grande e a cada dia acordava pensando no que eu poderia fazer de melhor para ser tão bom quanto haviam sido os comandantes que me inspiravam e que me antecederam.
Deixando a modéstia de lado, creio que alcancei meus objetivos: minha foto está ao lado daquele que é para mim a maior referência na Polícia Militar, o coronel PM José Roberto Malaspina e hoje, depois dos muitos elogios que recebi de alguns Comandantes que têm suas fotos entronizadas na Galeria, dos oficiais e praças que compuseram a vitoriosa equipe que tive a honra de capitanear, estou seguro de que a minha imagem está no lugar certo.
Sempre me preocupei em inspirar pessoas e deixar legado.
Espero que isto tenha acontecido na terra de onde hoje me despedi...
Lá, como onde estou agora, "vivi dias consagrados, que jamais ousarei esquecer".
(*) é coronel de Polícia Militar e comandante da Escola Superior de Soldados
Executivo de desenvolvimento de negócios sênior na INSTITUTO DA LIDERANÇA
7 aJ\P\
Consultor em Administração e Logística
7 aConduta de Guerreiro.
| Planning Analyst | Project Management Full Stack - PMF© | Technical Engineer | Civil Engineering | Electrical Engineering | Power BI |
7 a"Que seja iluminado a cada dia, e onde for multiplique a LUZ."
Gerente de condomínio/ Direito/ Massoterapeuta
7 aQue honra...