Mobilidade Urbana
A maneira e os meios utilizados pela população para se deslocar no espaço urbano, é o que resume Mobilidade Urbana - tema que damos extrema atenção aqui na Garetti.
No Brasil e em outros lugares com índice populacional elevado, a organização de território e fluxo de pessoas tem sido bastante criticada na gestão das cidades. O motivo? Bom, a história é antiga!
No caso do nosso país, durante as décadas de 50 e 60, o automóvel individual foi extremamente incentivado e, por consequência, as cidades foram desenvolvidas com deslocamento para esse meio de transporte - Brasília é um exemplo. Como podemos ver, os engarrafamentos e a poluição do meio ambiente cresceram exponencialmente, fazendo com que o assunto se tornasse urgente.
Mas será que existe solução? Claro que sim! A Mobilidade Urbana Sustentável está ganhando espaço no mundo todo. O conceito consiste na atuação política para implantar soluções de rápido deslocamento e sem poluição, como: veículo sobre trilhos (metrô e trem de superfície), ônibus de combustível alternativo, ciclovia, calçada espaçosa, esteira e escada rolantes, teleférico, elevador e carro elétrico.
Em 2012 foi sancionada a Lei de Mobilidade Urbana para municípios com mais de 20 mil habitantes, que obriga a melhora do deslocamento das pessoas pela cidade, e a integração de diferentes meios de transporte com preço acessível. E aí, como está a Mobilidade Urbana no lugar onde você vive?
Imagem: JavyGo | Unsplash
Referência: TodaMatéria