Modelos comerciais de venda para a indústria atuar no e-commerce

Modelos comerciais de venda para a indústria atuar no e-commerce

Para sempre estar atualizado com nossas Dicas de vendas online, e-Commerce, Mercado Livre e Mercado Shops se inscreva aqui. Fica tranquilo, você só receberá conteúdos que irão te ajudar a vender.

Escrevi este artigo para te ajudar em seus negócios, por isso pesquisei referências de estudo que estão citadas ao final do artigo (se aplicável) e junto com minhas experiências pessoais escrevi este conteúdo como uma forma de compartilharmos ideias. Este artigo reflete meu ponto de vista pessoal e não é um artigo oficial do Mercado Livre.


É nítido o movimento das indústrias e das marcas de venderem direto para o cliente final, mas também existem variações neste modelo onde pode manter toda a preservação da cadeia de distribuição ou não, vai depender do real objetivo e estratégia que companhia precisa atingir.


Na lista abaixo, coloquei aqui as possibilidades que pode se trabalhar no e-commerce:



Modelo comercial de venda direta: 

A indústria ou a marca faz a venda direta para o cliente final no marketplace ou através de seu e-commerce próprio e adapta toda sua operação de vendas e logística para as vendas B2C.


Modelo comercial de venda indireta:

A indústria ou a marca autoriza um ou mais Distribuidores ou Parceiros para vender em sua loja oficial no marketplace ou no seu e-commerce próprio.Neste modelo, ele mantém a operação de vendas e logística no modelo B2B.Como mantém a preservação da cadeia de distribuição é um modelo mais conservador.


Modelo comercial de venda 360 ou Hibrido:

A indústria ou a marca faz a venda direta e também autoriza um ou mais Distribuidores ou Parceiros para vender em sua loja oficial no marketplace ou no seu e-commerce próprio. No modelo híbrido existem as vendas B2B (direto para o cliente final) e também o B2B porque mantém toda a cadeia de distribuição.Aqui pode ter uma boa prática da indústria ou da marca de compartilhar seu catálogo digital com a finalidade de manter um cadastro padronizado e atualizado.


Modelo comercial de venda multiseller:

A indústria ou a marca autoriza toda a revenda autorizada para em sua loja oficial no marketplace ou no seu e-commerce próprio, ou em ambos canais.Neste modelo, ele mantém a operação de vendas e logística no modelo B2B.Como mantém a preservação da cadeia de distribuição é também um modelo mais conservador.Aqui pode ter uma boa prática da indústria ou da marca de compartilhar seu catálogo digital com a finalidade de manter um cadastro padronizado e atualizado. Também é recomendado um uso de software especializado para compartilhar este catálogo digital dos produtos porque será compartilhado com toda sua revenda autorizada.



Se você já tiver uma loja online com faturamento acima de R$100.000,00 mensal em outra plataforma de e-commerce ou outra tecnologia e deseja aproveitar todos os benefícios do Mercado Livre, me escreva uma mensagem direta ou escreva aqui nos comentários com a palavra: quero marcar uma reunião.


Comente aqui também se você já está usando essas estratégias ou se está fazendo alguma coisa diferente da listada aqui, e vamos conversar mais.




….


OCTAVIO HOZAWA


Sou um engenheiro apaixonado por vendas, eCommerce. Atualmente estou como Executivo de Vendas no Mercado Livre, especialista em Autoparts e CPG no Mercado Shops e também sou vendedor do Mercado Livre desde 2003. Através destas experiências, possuo um conhecimento profundo dos dois lados do negócio.



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Octavio Hozawa

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos