“Monumento aos Descobrimentos”
No Largo da Av. dos Descobrimentos (junto ao Gaia Shopping), na Freguesia da Santa Marinha, em Vila Nova de Gaia, encontra-se, a embelezar o espaço público, um Monumento Contemporâneo, numa designação possível como: “Monumento aos Descobrimentos”, ou um Portugal representado com a sua caravela e um Mundo conquistado no passado.
Sobre o nome do autor, ausente na identificação da obra, assim como a data da sua execução e o seu histórico, sente-se uma enorme lacuna já anteriormente comentada, lamentando-se a falta de referências em várias obras de arte erigidas e não identificadas, esquecendo-se a importância e necessidade de uma simples placa que identifique a obra, com informações precisas quanto ao seu nome, data, e autor, sem dúvida uma indispensabilidade para um melhor entendimento e interpretação.
Neste contexto, e em síntese, trata-se, iconograficamente, de um conjunto arquitetónico composto por três elementos: um retângulo em pedra donde emerge uma “Caravela”, sendo que, a suportar o mesmo, se encontra uma outra estrutura em pedra, na forma de um Globo.
O motivo pelo qual foi erigido este Monumento, desconhecendo-se outros, imaginar-se-á naturalmente o do enriquecimento do espaço público, ou, hipoteticamente, apontando para a sensibilização da população relativamente à importância do conhecimento histórico, pois a narrativa histórica conta que Portugal foi o “maior” na descoberta do Mundo levada a cabo por heróis como: Infante D. Henrique; Sacadura Cabral; Vasco da Gama, entre tantos outros cuja enumeração não caberia neste artigo.
Como “Monumento aos Descobrimentos” considera-se um Património Cultural, numa alegoria manifestamente determinante, identificando e simbolizando artisticamente pedaços de uma história com quase nove séculos de um passado que se deverá ter sempre presente…